01 setembro, 2014

Colecções de pincéis recriados para Pixlr

Colecções de pincéis
Existem diversos autores que recriaram colecções de pincéis para ser utilizados com o excelente editor de imagens que é o Pixlr.
Hoje vou-lhe indicar onde os encontrar.
Mas antes saiba como deve proceder na utilização do editor para utilização destes adicionais.
Como já amplamente descrevemos na mensagem Pixlr - Ferramenta Borracha e seus pincéis e Pintando como o Pixlr, a utilização executa-se através do aplicativo inserido aquando da selecção do tipo de pincéis, quer seja para pintar ou recortar.
O próprio editor têm colecções adicionais de pincéis que podem ser carregados através do botão "Mais" conforme descrito na mensagem Pixlr - Ferramenta Borracha e seus pincéis
No entanto cada vez que inicia o editor este só carrega os principais.
Cada vez que quiser usar algum dos pincéis das colecções "Mais" terá de os carregar cada vez que inicia uma sessão. Este modo de operar é para "agilizar" o editor que é online.
Nada de complicado. Eles estão lá prontos a ser utilizados.
Bom se vamos recorrer a outras colecções que não "estão" no editor vamos ter de nos organizar para podermos recorrer a eles sempre que o desejarmos. 
  1. Então o melhor é criar uma pasta no seu computador, com um nome significativo, tal como "Pixlr - Pincéis Favoritos" ou "Pixlr - Pincéis Adicionais".
  2. Posta esta primeira questão saiba ainda que cada colecção é criado num ficheiro com a extensão [ .pbr ] que estão normalmente associados a um imagem descritiva do conteúdo e ambos são distribuídos num ficheiro comprimido (zip, rar, ou similar).
  3. Assim quando aceder aos sítios que disponibilizam estes ficheiros, terá de baixa-los para a pasta especifica que entretanto criou e descomprimi-los. 
Uma vez efectuada esta operação pode apagar o ficheiro comprimido, ficando somente com os ficheiros necessários (ver imagem seguinte).
Exemplo colecção pincéis adicionais JotaV

Uma vez organizados, vamos de seguida à colecções. 
Das minhas pesquisas o melhor sítio, de momento, para encontrar colecções de pincéis (brushes em Inglês) é no "deviantART".
Seleccionei algumas que me pareceram interessantes e diversas entre si.
Vou de seguida indicá-las dando o devido crédito ao seu autor (link directo incluído).  Ao aceder procure o botão de "Download" no canto superior direito da página ou o link para "download" inserido por debaixo da mensagem do autor. Assim;

Uma vez criada a sua colecção de pincéis favoritos para o Pixlr vamos agora ver como utilizá-los no editor.
A) Vá para o Pixlr
B) Partindo do principio que quer fazer um teste simples de pintura usando por exemplo o conjunto "Flores", acima indicado, comece por criar uma nova imagem com fundo branco.
C) Clique na ferramenta pincel (1), clique no ponto 2 (ver figura), clique em "Carregar conjunto" (3), escolha a pasta, seleccione o arquivo .pbr e abrir (4 e 5).
Carregar conjunto pinceis no Pixlr
O seu conjunto está agora carregado e pronto para ser usado.
Pinceis adicionais carregados

D) Use os novos pincéis a seu belo prazer, seleccionei cores diferentes para cada novo pincel , reduzi um pouco o "diâmetro" e apliquei em cima do fundo branco conforme exemplo seguinte.
Exemplo pinceis flores adicionais no Pixlr

E é tudo
Se desejar saber mais sobre o Pixlr consulte a página de topo: Pixlr - Dicas
Divirta-se
JotaV

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...