20 julho, 2014

Pixlr - Ferramenta Borracha e seus pincéis

Céu antes e depois- Pixlr ferramenta borracha e seus pinceis
O Pixlr, a exemplo de outros editores de fotos, contêm inúmeras potencialidades que muitas vezes passam despercebidas dos seus utilizadores.
Hoje vou falar-lhe da ferramenta Borracha e dos seus pincéis.
Quando se recorre à ferramenta Borracha, por defeito o editor apresenta uma serie de opções que ao serem utilizados limpam, literalmente, áreas duma imagem ou foto tornando-as brancas (ou transparentes no caso de terem criadas com esse objectivo).
Para tal e para além dos diversos formatos ou tipos, podemos ainda recorrer à alteração de "diâmetro", "espaçamento" e "rigidez" dentro que cada tipo.
No entanto, e para alem dos pincéis incluídos na ferramenta borracha existem outros, mais ou menos ocultos, basta clicar no botão "MAIS".

Veja como:
No Pixlr, siga os passos indicados na seguinte figura
Pixlr - borracha_mais pinceis_caminhos

No ponto referenciado em 4, abrirá o navegador de pincéis com as famílias principais, seleccione uma e aparecerá as sub-famílias.
Seleccione uma sub-família, por exemplo (6) "flowers" (flores) da família "Nature" (Natureza). Ver figura seguinte.
Pixlr - Sub família Flowers

Ao clicar em "Adicionar" (7) este conjunto será adicionado ao painel principal dos pincéis como se exemplifica na figura seguinte para o exemplo indicado.
Pixlr - Adição da Sub família Flowers

A aplicação destes pincéis da ferramenta borracha irá criar efeitos (de base branca) e partes transparentes, que se irão fundir com a imagem a trabalhar.
Repare que nalguns tipos o parâmetro "rigidez" está bloqueado para não alterar o efeito pretendido.

Vamos agora a um exemplo prático que está exemplificado na animação do inicio da mensagem. 
Iremos partir duma foto dum céu onde predomina o azul e vamos compor um céu com galáxias e nuvens a que chamei de "Meu Céu"
Para tal carreguei a foto no editor e usei as sub-famílias "Clouds" (nuvens)  e "Galaxy" (Galácia) da família "Nature", e depois segui os passo anteriormente indicados.
Tudo passo a passo neste video demo.

Existem outros exemplos da utilização da ferramenta borracha como é o caso, entre outros, do explicado na mensagem Coloração seletiva de fotos aqui.

Se desejar saber mais sobre o Pixlr consulte a página de topo: Pixlr - Dicas

Divirta-se
JotaV 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...