28 abril, 2014

Corte de Video com o Wondershare Video Editor

Saiba como editar vídeos 3ª Parte: Corte de vídeo

Trim or cut video
O corte de vídeo (cut ou trim em Inglês) consiste na divisão de um vídeo em diversas partes de modo a se poder eliminar partes indesejadas.
Tome em consideração que esta técnica (apesar da semelhança do nome) não tem nada a ver com o recorte de video.
O recorte efectua-se, simultâneamente, sobre a largura e altura alterando-se deste modo a relação de aspecto.
O corte efectua-se sobre a duração do video.
Para exemplificação desta técnica (bem como de outras a publicar oportunamente) iremos recorrer a um pequeno video disponibilizado no YouTube por "GFAMontemor" sobre uma pega de caras efectuada em 28 de Julho de 2088, no Campo Pequeno,  e que pode encontra na sua versão original neste endereço.
A escolha deste video foi intencional pois demonstra alguns aspectos que serão alvo de análise especifica, conforme formos indicado as diversas técnicas, e que permitem detalhar alguns aspectos passiveis de aprimoramento.
Assim aconselhamos uma visualização do citado vídeo.
Após esta visualização repare o vídeo apresenta alguns aspectos que gostaríamos de realçar:
  • Formato pequeno
  • Desestabilização na filmagem
  • Cor muito escura
Por outro lado existem aspectos positivos que podem ser realçados, sobretudo:
  •  O movimento, passível de se alterar a velocidade de modo a destacar certos momentos.
Mas hoje vamos sobretudo falar de uma técnica muito simples que é o corte de video.
Vamos deste modo, não só eliminar algumas partes que apresenta-se "termidas" (devido a desestabilização, mas sobretudo retirar um clipe para mais tarde aplicar outras técnicas.
Continuaremos a utilizar o Wondershare vídeo editor.
Repare o video original têm 03:36 minutos.

Iremos de seguida indicar como fazer para criar um clipe intermédio com a duração de 01:06 minutos.

Em 1º lugar, abra o editor, arraste e largue o vídeo a ser trabalhado na área "Multimédia". Depois basta arrastá-la para a faixa respectiva da linha do tempo.
Rode o video de modo a posicionar-se na posição que passará a ser o inicio do seu futuro clipe. No nosso exercício esta posição coincide com o minuto 02:00 (ver figura seguinte). Com o video pausado nesta posição clique na "tesoura" para dividir este trecho"
Corte de video com o Wondershare
Depois rode novamente o video de modo a posicionar-se na posição que passará a ser o fim do seu futuro clipe. No nosso exercício esta posição coincide com o minuto 03:06.
O video original ficou divido em 3 trechos ou clipes. Vamos agora eliminar o 1º e o 3º trecho de modo a ficar-mos somente com o clipe intermédio. Veja a figura seguinte.
Corte 2 com o Wondershare
Para eliminar um elemento de multimédia, neste caso video, posicione-se em cima dele e com clique no botão do lado direito do rato e seleccione "eliminar". Proceda deste modo para o 1º e o 3º trecho.
Salve o seu clipe final através do botão "exportar" (saiba como na mensagem da 1ª parte Edição Básica).

Como no nosso caso optamos por salvar num formato AVI e em fullHd (1920x1080) e como o formato original era muito pequeno, como primeira consequência iremos assistir a uma deterioração da qualidade.
Fica aqui um conselho que temos insistido muito ao longo das nossas publicações. Utilize a máxima definição para fazer os seus vídeos ou fotos. É preferível 1 item de alta qualidade do que 100 itens de baixa qualidade. Do primeiro podemos sempre recriar elementos distintivos detalhados enquanto que dos últimos estaremos sempre muito limitados. 

Este clipe final de 01:06 minutos irá ser utilizado em próximas mensagens de modo a indicar e recriar outras técnicas.

Nota: Pode obter uma versão gratuita do Wondershare vídeo editor.  (saiba como na mensagem da 1ª parte Edição Básica).

Esta mensagem esta relacionada com:
Divirta-se
JotaV

1 comentário:

  1. Assisti a uma penca de vídeos no Youtube para saber como cortar (eliminar) partes de um vídeo, e nada consegui. Aqui, com essa técnica de texto e imagens, foi tiro e queda na ignorância. Efusivos PARABÉNS ao autor do artigo.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...