18 maio, 2012

Chromagic - Criar fundo transparente numa imagem

Chromagic Star
Já alguma vez quis tornar o fundo de uma imagem ou foto transparente para depois aplicar o resultado numa colagem, num blog ou website e não sabe como o fazer?
Pois veja as dicas que preparei para si.
Em primeiro lugar vai precisar de um pequeno programa que a Cybia  disponibiliza gratuitamente no seguinte link: chromagic .
O programa é muito simples. Depois de baixar e instalar o programa. Abra-o e clique no botão "Open (Abrir)" para carregar uma foto adequada, em seguida, clique em qualquer lugar na imagem para escolher uma cor. Chromagic irá automaticamente transformar a cor numa área transparente. Se precisa alargar a selecção (casos em que houver mais que uma cor ou tons, mantenha pressionado o botão do lado esquerdo do rato, enquanto se move sobre a imagem para selecionar mais cores. Você pode salvar o arquivo de imagem final com transparência intacta (no formato *. png, *. gif ou *. formatos PSD), ou imprimir diretamente do aplicativo (áreas transparentes irá aparecer como branco na impressão).
No entanto se existir muitos tons ou cores de fundo este trabalho pode ser moroso.
Veja como fiz: 

Original - figuras Gaudi
Original - figuras Gaudi 
1º - Seleccionei esta foto. O meu objectivo final é ficar com a foto sobre obras de Gaudi com um fundo transparente. Repare que o céu inclui milhares de tons de azul distintos
2º - Usei o Chromagic para retirar o fundo. Esta tarefa revelou-se algo morosa por duas razões. A primeira é que o programa só têm um dimensão de pincel e a segunda é que existe milhares de tons de azul distintos.
No entanto o Chromagic funciona na perfeição se tiver somente uma ou poucas cores no fundo.
Nesta fase demonstrada pela figura ao lado, salvei a foto e
Gaudi fundo parcialmente removido
Gaudi fundo parcialmente removido 
Gaudi fundo transparente
Gaudi fundo transparente
3º  optei por  ir ao editor pixlr, disponível neste blog na página de topo "Edite a sua foto -AQUI" e  com a ajuda da ferramenta Apagar, limpar o fundo. Nesta situação (2ª foto) o pixlr reconheceu que já existia um fundo transparente por detrás dos pixeis azuis. O mesmo não sucedeu com a 1ª foto pois ao apagar o editor torna o fundo branco.

O resultado final (3ª foto) assumiu o fundo branco desta mensagem mas, para aqueles que não estejam familiarizados com esta função aqui vai pequena dica: O fundo transparente quando estamos a trabalhar com um editor aprece sobre a de quadrados brancos e cinzas tal com se representa na figura seguinte. Quando clicamos numa imagem num visualizador ele assume o fundo do mesmo ou da cor do seu ambiente trabalho. O mesmo acontece quando "cola"  ou adiciona uma camada sobre outra imagem, ou seja assume o fundo sobreposto nas áreas transparentes.
fundo transparente numa imagem
Interface do Chromagic
Em termos de conclusão diremos que o Chromagic é um programa muito simples que cumpre o que promete mas é limitado. É muito bom se tiver uma só cor de fundo e num clique tudo fica feito.
Para facilitar o seu trabalho, use o Chromagic e dê umas "pinceladas" ao redor do elemento a destacar. Salve esta imagem e abra-a num editor de fotografia e use a ferramenta apagar ou borracha. Veja nas imagens seguintes um exemplo feito com o Sumo Paint Pixlr, disponível na página de topo "Sumo Paint -Editor" "Edite a sua foto - Aqui" ou no JotaV Editores.

Original - Janela Castelo de Vide
Original - Janela Castelo de Vide

"Pinceladas" com o Chromagic
"Pinceladas" com o Chromagic

"Limpeza" do fundo com o Sumo Paint
"Limpeza" do fundo com o Sumo Paint Pixlr

Divirta-se 
Jota V Multimédia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...