19 abril, 2012

Sumo Paint - Ferramentas Desenho

Sumo Paint no JotaV - Ferramentas desenhoNos editores de imagem existe uma caixa de ferramentas que o utilizador se deve familiarizar para tirar todo o potencial dos programas. A caixa de ferramentas do Sumo Paint comporta 3 tipos de ferramentas:
  1. Desenho (Drawing)
  2. Formas (Shapes), e
  3. Seleção (Selection)
Devido à dificuldade que alguns utilizadores que pretendem saber mais detalhes e não dominam o idioma Inglês, vamos aqui publicar algumas mensagens sobre este fabuloso editor de imagens e que está disponível na página de topo SumoPaint –Editor
A caixa com todas ferramentas está disponível no lado esquerdo quando abre o editor.
Sumo Paint -Ferramentas
Baseado na informação disponibilizada no site do editor, vamos hoje falar das ferramentas de desenho mas gostaria de chamar a sua atenção para os conteúdos inseridos na tabela seguinte:
  1. Na coluna ferramenta encontrará o ícone da ferramenta, seguido do nome da mesma em Português e o seu original me Inglês (desde modo quando operar com um programa somente em inglês poderá sempre comparar os nomes e na maior parte dos casos operacionalidade similar). Tome atenção: Ao clicar no ícone da ferramenta, será redirecionado para a página respectiva do Sumo Paint onde, na maioria dos casos, poderá visualizar um vídeo sobre o tema. Nesta página consulte as diversas opções de cada ferramenta)
  2. Na coluna descrição irá encontrar algumas dicas sobre funcionalidade especifica de cada ferramenta
  3. Na coluna exemplo têm imagem (origem Sumo Paint) exemplificativa. Para ampliar e ver numa nova página, clique em cima dela com o rato do lado direito e seleccione abrir num novo separador.
Ferramentas de desenho (Drawing)
Ferramenta
Descrição
Exemplo
ferramenta pincel
Pincel
(Brush Tool)
A ferramenta pincel é a ferramenta mais importante no Sumo Paint e é pré-selecionado cada vez que o Sumo Paint é lançado. No lado esquerdo da grade são listados todas as escovas disponíveis em “Basic brushes 1”. Use o botão de seta para ver mais jogos da escova.
ferramenta pincel
ferramenta curva
Curva
(Curve Tool)
Para desenhar uma curva, primeiro desenhar uma linha a partir do ponto A ao ponto B, então clique e arraste um ponto intermédio para dobra-la. Usando diferentes pós-efeitos modos a curva pode ser estilizada e variada.
ferramenta curva
ferramenta borracha 
Borracha 
(Eraser Tool)
Ferramenta Borracha é o anti-escova (anti-pincel).
ferramenta borracha
ferramenta conta gotas

Conta-gotas (Eyedropper Tool)

Clique em qualquer lugar na imagem para obter os valores do pixel de cor para o Color Picker.
ferramenta conta gotas
Preenchimento de gradiente de cores Preenchimento de gradiente de cores
(Gradient Fill Tool)
A ferramenta de preenchimento de gradiente de tintas , permite preencher uma área com uma gama de cores. Use o botão de seta para ver mais alternativas
Preenchimento de gradiente de cores
ferramenta tinta
Tinta
(Ink Tool)
O modo de tinta é para a criação de impressões de tinta realistas. Ajuste a humidade (wetness) da tinta com controle de valor de modo deslizante (slider). O modo de tinta pode ser aplicada a pincel, a tinta, a caneta de simetria e a todas as ferramentas de forma.
ferramenta tinta

Linha
(Line Tool)
Ferramenta de linha é para a criação de uma linha reta do ponto A ao B. Usando diferente modos pós-efeito podem ser decoradas de um modo variada.
ferramenta balde de tinta
Balde de tinta
(Paint Bucket Tool)
Defina uma área, selecione uma cor e clique na área que você quer derramar (pintar) um grande balde de tinta!
balde de tinta
lápis
Lápis
(Pencil Tool)
Ferramenta lápis é uma ferramenta de desenho muito simples, com abundância de opções.
lápis
desfoque
Desfoque
(Blur Tool)
Ferramenta desfoque é uma escova de desfocagem.
desfoque
Carimbo de clonagem
Carimbo de clonagem (Clone Stamp Tool)
Com a ferramenta carimbo de clonagem e a partir de uma área selecionada é criado um clone noutra área. É muito utilizado para copiar as partes da imagem em qualquer outra parte da mesma imagem. Selecione o ponto de origem para a ferramenta segurando SHIFT e clicando em qualquer lugar na imagem. As opções de ferramentas são semelhantes a ferramenta Pincel.
Carimbo de clonagem
borrar
Borrar
(Smudge Tool)
Ferramenta borrar têm uma grande seleção de pincéis e possibilidade de utilizar nos seguintes modos de mistura: Normal, clarear, escurecer. O modo dedos sujos de tinta (Finger Paint) pinta com a cor selecionada, mas também cria o efeito.
borrar
simetria

Simetria

(Symmetry Tool)
Com a lendária ferramenta de simetria e suas várias propriedades que você pode criar belas criações simétricas. Faça a experiência com pontos de simetria, a gravidade e os modos para obter exatamente o resultado que você deseja. Observe que a simetria está disponível como opção nas ferramentas escova e borracha.

Simetria
ferramenta de texto
Texto
(Text Tool)
O editor de texto do Sumo Paint (rich text) usa as fontes (True Type) instaladas no computador local do utilizador. O objecto de texto pode ser dimensionada e editado ao mesmo tempo. A ferramenta de texto tem uma opção para transformar o texto (escala, rotação e inclinação).
ferramenta de texto
Divirta-se
Jota V Mutimédia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...