27 novembro, 2017

Títulos - com fundo semitransparente- sobre imagens

Títulos - com fundo semitransparente- sobre imagens
Notas: Criação a efectuar com o Paint.Net. Todos os elementos, imagens e fundos, devem ter a mesma dimensão (neste exemplo, em pixéis, 1920x1080, respectivamente de largura e altura). Deve escolher previamente uma imagem/foto de acordo com o objectivo deste exercício
Objectivo: Reposicionar o título em qualquer posição da imagem, recolhendo as cores predominantes da mesma.
Passos;

1.                  Abrir o Paint.net;
1-Abrir o Paint Net

Repare que as dimensões, indicadas na parte inferior, são de 800 x 600
2.                 Redimensionar o plano de fundo;
2-Redimensionar o plano de fundo

A.     Clique no comando de topo “Imagem”
B.     Seleccione “Redimensionar” e na caixa de diálogo que se irá abrir,
C.     Com “Manter a taxa de proporção” desseleccionada
D.    Seleccione o campo “Largura” e escreva 1920
E.     Seleccione o campo “Altura” e escreva 1080
F.     Clique no botão “OK”.
Repare que as dimensões indicadas na parte inferior passaram para 1920 x 1080. Acerte o Zoom para visualizar melhor quando trabalhar nos elementos.
3.        Vamos agora adicionar uma camada nova (ela será transparente);
3-Adicionar nova camada

A.     Clique no comando de topo “Camadas”
B.     Seleccione “Adicionar nova camada”
Depois destas acções, verifique a caixa de informação “Camadas” (normalmente situada no lado inferior direito). Verá duas camadas. Identificando debaixo para cima, verá o “Plano de fundo (que neste caso é branco) e a “Camada 2” que será transparente.
3_1- Caixa informação camadas

4.        Vamos agora escrever o texto, corresponde ao título.
Certifique-se que está posicionado na “Camada 2”, a transparente (que devera estar assinalada a azul, como se referencia na imagem anterior). Iremos escrever o título, que deverá ser curto e que verá ter a cor oposta à do fundo. Neste caso iremos usar a cor preta por oposição à cor branca do fundo.
4- escrever texto

A.     Seleccione a ferramenta T de texto;
B.     Verifique se tem seleccionada a cor preto;
C.     Em “Tipo de letra” Usar um tipo como o Georgia, alterar a dimensão da letra para valores superiores (neste caso iremos aplicar 300), e pode aplicar Negrito ou bold;
D.    Clicar num ponto da camada transparente e escrever o texto. Ex: Reflexo
Não precisa, de momento, preocupar-se com o posicionamento do texto. Este será articulado, mais tarde, com a foto, de modo a obter o efeito desejado;
5.                Importar a imagem de fundo do trabalho final
5-Camada_Importar do ficheiro

A.     Clique no comando de topo “Camadas”
B.     Seleccione “Importar do ficheiro como …”.
C.     Vá à pasta onde têm as suas imagens/fotos e seleccione a aquela que escolheu previamente para este exercício
D.    Clique no botão “Abrir”
Depois de aplicar estas acções, verifique a caixa de informação “Camadas”. Verá três camadas. Identificando debaixo para cima, verá, em baixo o “Plano de fundo” (que neste caso é branco), no meio a “Camada 2” que será transparente e onde está escrito o texto / titulo e em cima a “foto / imagem escolhida”
5_1-Três Camadas

6.       Posicionar o texto na área desejada (colorida) da foto
A.     Na caixa de informação “Camadas”, desseleccione a visualização das camadas de baixo, o “Plano de fundo” (que neste caso é branco) e da camada de cima a “foto / imagem escolhida”
6 A - Só camada texto vizualizada

B. Certifique-se que está posicionado na camada do meio, a “Camada 2” (fundo transparente e onde está escrito o texto (a preto). Basta clicar em cima dela. Aparecerá um rectângulo azul a identificar a camada que está seleccionada, ou seja, aquela em que pretende trabalhar.
C.     Seleccionar a ferramenta “Varinha mágica”
6 C -Ferramenta_ Varinha Mágica

D.    Carregue na tecla Shift e mantenha-a premida, e, em simultâneo clique em cima duma zona da cor preta (texto= Reflexos). Retire o dedo da tecla Shift. Todo o texto a preto estará seleccionado com um “picotado” à volta da selecção.
6 D -Ferramenta_ Varinha Mágica+Tecla SIFTH premida

E.     Selecciona, na caixa de informação “Camadas”, a visualização da camada de cima (a “foto / imagem escolhida”). Repare que apesar de estar a ver a camada de cima (a “foto / imagem escolhida”, você está a trabalhar na camada do meio (a “Camada 2”, fundo transparente e onde está escrito o texto a preto) que é a que está seleccionada a azul na caixa de diálogo camadas”
6 E - Selecionar vizuailização Imagem

F.     Em Ferramentas, clique em “Mover selecção”
6 F -Ferramenta _Mover selecção

6 F1- Icone MoverG.    Repare que aparece um ícone, na parte inferior direita da selecção,(figura ao lado), premia-o e mantenha-o premido movendo-o, em simultâneo para a parte (colorida) desejada da imagem.

6 G - Mover selecção

H.    Uma vez posicionada a selecção na área desejada,
6 H - Selecção colorida desejada


 
I.       Na caixa de informação “Camadas”. Desseleccione a visualização das camadas de cima a “foto / imagem escolhida” e da camada do meio a “Camada 2” que será transparente e onde está escrito o texto / titulo. Seleccione a camada de baixo o “Plano de fundo” (que neste caso é branco)
6 I- Colocar selecção somente na camada de fundo branco

J.      Repare que está agora a trabalhar na camada de baixo (fundo branco). Prima a tecla “Del” (Delete ou apagar). Ficará com um “oco transparente” em vez do texto.
6 J - Oco transparente

7.       União intersectada com a imagem / foto
A.     Na caixa de informação “Camadas”. Desseleccione a visualização das camadas de cima a “foto / imagem escolhida” e da camada de baixo o “Plano de fundo” (que neste caso é branco) e seleccione a visualização da camada do meio a “Camada 2” que será transparente e onde está escrito o texto / titulo.
7 A - Vizualiar somente camada do meio

B.     Posicione-se na camada do meio a “Camada 2” que será transparente e onde está escrito o texto / titulo. Prima em cima dela (ficará com um fundo azul). De seguida elimine esta camada através do ícone X vermelho em baixo na caixa de informação “Camadas”.
7 B - Posicionar camada do meio e eliminá-la

C.     Seleccione a visualização das duas camadas. Prima, e mantenha-a premida a camada “Plano de fundo”, arrastando-a para a posição de cima
7 C- Reposicionar camada de baixo para cima

D.    Ficará com um aspecto similar à imagem seguinte
7 D - Efeito oco sobre imagem

E.     Agora e posicionado na Camada “Plano de fundo” que agora está na posição de cima, vá a “Propriedades da Camada” e reduza a opacidade par um valor de que goste.
7 E - Propriedade e redução opacidade

F.     Esta última acção irá permitir que haja uma fusão parcial da parte branca com a imagem foto a exemplo da imagem seguinte.
7 F - Exemplo fusão com imagem

8.      Finalizar e guardar trabalho
A.     Na caixa de informação “Camadas”, Posicionado na camada de cima, clique no ícone “Misturar camadas”
8 A- Misturar camadas

B.     Ficará agora somente com uma camada.
8 B - Uma só camada

C.     Agora basta ir ao comando “Ficheiro / Guardar como…”, dar um nome, escolher o formato de ficheiro PNG e clicar em “Guardar”, e clicar em “OK.
8 C- Salvar como PNG

9.        O seu trabalho final ficará similar ao da imagem seguinte.
Exemplo Título: REFLEXO


Se o desejar, eis um pdf que criei para si, disponível no Google drive. basta aceder ao link e guardar copia no seu dispositivoTítulos - com fundo semitransparente- sobre imagens-pdf

E é tudo.
Feliz Natal

Divirta-se

JotaV

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...