23 outubro, 2016

A cor e a sua multiplicidade-parte 3

Cores-Colors
Em continuação das mensagens sobre este tema, hoje vou-lhe indicar onde pode encontrar e escolher as cores bem como onde encontrar os códigos hexadecimais.
Adicionalmente irei fazer referência a outros conceitos associados às cores e à sua utilização em harmonia em conformidade com diversos autores.
Mas saiba uma pequena curiosidade. No sistema RGB (Red, Green e Blue) que usamos no nossos editores de imagem, e como foi indicado anteriormente, cada cor pode variar (representação numérica) entre os valores 0 e 255. Ou seja 256 variações por cor. Na prática significa que pode obter mais de 16 milhões de cores diferentes (256 x 256 x 256).
De entre os muitos sites sobre o tema cores seleccionei para si um que me pareceu muito interessante no modo como a informação está organizada e acessível.
O site em questão chama-se "Color-Hex".
Para facilitar proponho que siga estes passos:
Aceda à página "Color Names" onde encontrará listados mais de 500 cores onde encontrará a seguinte informação; Nome da cor, a cor e o código hexadecimal. Escolha uma do seu agrado. Link : http://www.color-hex.com/color-names.html
Para este exemplo vamos rodar a página até encontrar o DarkOrchid1 (ilustração na imagem seguinte).
DarkOrchid1
Como pode verificar da esquerda para a direita irá encontrar o nome da cor = DarkOrchid1, a cor (no meio) e no lado direito o código hexadecimal [#bf3eff].
Ao clicar em cima do código hexadecimal será redireccionado para a página da cor respectiva onde irá encontrar diversa informação.
Para um melhor entendimento dos diversos campos indico nas figuras seguintes os mesmos através duma letra.
Assim no inicio da página irá encontrar
#bf3eff - Info 1

A= Aqui encontrará o código hexadecimal e nome da cor do site Color Hex. Se necessitar pode seleccionar e copiar o código hexadecimal. 
B= Informação do código hexadecimal e os valores decimais das cores Red, Green e Blue
C= Informação diversa sobre a cor. Existe uma informação sobre a Web Safe Color (ver mais abaixo informação sobre este conceito)
D= Informação sobre os valores desta cor nos diferentes modelos de cores. Exemplo 1º linha: Modelo RGB com os valores (neste exemplo) de 191, 62 e 255 que correspondem respectivamente aos valores (neste modelo) de Red, Green e Blue. 
E= Informação numérica da base das cores: Poderá encontrar os valores do RGB na penúltima linha e os valores hexadecimais na ultima. 

Continuando a rodar a página para baixo irá encontrar alguns novos conceitos.
#bf3eff - Info 2

F= Shades da cor. Sombras da cor
G= Tints da cor. Matizes da cor
H= Percentagem das cores base no modelo RGB
I= Percentagem das cores base no modelo CMYK
J= Triadic colors da cor. Cores triádicas
L= Analogous colors da cor. Cores análogas
Se continuar a rodar a página para baixo irá encontrar
#bf3eff - Info 3

M= Monocrhomatic colors da cor. Cores monocromáticas
N= Complementary color. Cor complementar
O= Exemplo de aplicação da cor sobre fundo preto 
P= Exemplo de aplicação da cor sobre fundo branco
Q= Exemplificação de códigos fonte de aplicação da cor

Rodando a página ainda mais para baixo irá encontrar
#bf3eff - Info 4

R= Related colors.  Cores relacionadas
S= Exemplo de paletes de cores que incluem esta cor.

Vamos agora aos novos conceitos.
Como indicamos anteriormente iremos começar por identificar o que é:

  • Web Safe Colors?

Web Safe Colors ou Cores Seguras Web não é uma normalização mas somente um conceito informal que está associado ao inicio dos primeiros computadores que começaram a usar as cores. 
Na altura quer os navegadores quer os sistemas operacionais estavam limitados à utilização de 256 cores. Destas somente 216 eram consideradas seguras ou consistentes na utilização entre as diversas plataformas. Assim e deste modo Web Safe Colors tornou-se uma norma informal e têm 216 cores. (Se desejar saber quais são clique em "216 Web Safe Colors").
Todavia esta limitação não é necessária hoje em dia. Na realidade os computadores, monitores, sistemas operacionais e programas de hoje suportam milhões de cores. De facto os desenvolvedores /programadores de web utilizam muito a notação RGB  hexadecimal ou decimal o que implica 16,777,216 cores (mais de 16 milhões). Por quê ficar limitado somente a 216?

  • Shades, Tints, Triadic colors, Analogous colors e outros conceitos. O que representam? 
A sua explicação implica falar de conceitos básicos, sobretudo da pintura e na utilização de pigmentos para a obtenção das diversas cores o que nos levará a falar da Roda das Cores (ou segundo alguns Circulo Cromático) o que faremos numa próxima mensagem.


Até lá
Divirta-se
JotaV

Ir para (basta clicar no botão):
 A cor e a sua multiplicidade-parte 1

 A cor e a sua multiplicidade-parte 2

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...