01 outubro, 2016

A cor e a sua multiplicidade-parte 1

Cores do arco iris
A cor está constantemente presente no nosso dia a dia. Ela está no ambiente que nos rodeia, nas nossas fotos ou imagens ou na sua impressão, está nos nossos computadores, na televisão, na Natureza ou seja em todo o lado.
Esta mensagem é um pequeno contributo para um melhor entendimento das cores e sua multiplicidade quando as usamos nos nossos trabalhos.
Por exemplo, sabe quantos tons de cinza existem? Saiba que não são 50.
Mas comecemos pela cor. O que é a cor?

"A cor é uma percepção visual provocada pela acção de um feixe de fótons sobre células especializadas da retina, que transmitem através de informação pré-processada ao nervo óptico, impressões para o sistema nervoso.

... Considerando as cores como luz, a cor branca resulta da sobreposição de todas as cores primárias (verde, azul e vermelho), enquanto o preto é a ausência de luz. Uma luz branca pode ser decomposta em todas as cores (o espectro) por meio de um prisma. Na natureza, esta decomposição origina um arco-íris.

.... Quando se fala de cor, há que distinguir entre a cor obtida aditivamente (cor luz) ou a cor obtida subtractivamente (cor pigmento). In Wikipédia-Cor."
Mistura de cores

Existem diversos modelos de cores. Nesta mensagem iremos debruçar-nos em dois; o CMYK e o RGB.
CMYK é a abreviatura do sistema de cores subtrativas formado por Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto [Black (Key)].

O CMYK funciona devido à absorção de luz, pelo facto de que as cores que são vistas vêm da parte da luz que não é absorvida. Este sistema é empregado por imprensas, impressoras e fotocopiadoras para reproduzir a maioria das cores do espectro visível, e é conhecido como quadricromia. É o sistema subtrativo de cores, em contraposição ao sistema aditivo, o RGB.
Saiba mais sobre este modelo em Wikipédia-CMYK.
O padrão CMYK é mais usado para impressão, enquanto que monitores e televisões usam o padrão RGB.

RGB é a abreviatura do sistema de cores aditivas formado por [Vermelho (Red), Verde (Green) e Azul (Blue)]. O propósito principal do sistema RGB é a reprodução de cores em dispositivos electrónicos como monitores de TV e computador, projectores, scanners e câmaras digitais, assim como na fotografia tradicional. 
Uma cor no modelo de cores RGB pode ser descrita pela indicação da quantidade de vermelho, verde e azul que contém. Cada uma pode variar entre o mínimo (completamente escuro) e máximo (completamente intenso). Quando todas as cores estão no mínimo, o resultado é preto. Se todas estão no máximo, o resultado é branco.
Uma das representações mais usuais (representação numérica) para as cores é a utilização da escala de 0 à 255. Assim, o vermelho completamente intenso é representado por 255, 0, 0 ou seja Red (vermelho) = 255, Green (verde) =0 e Blue (azul) =0.
Nos programas de edição de imagem, esses valores são habitualmente representados por meio de uma notação hexadecimal, indo de 00 (mais escuro) até FF (mais claro) para o valor de cada uma das cores. Assim, a cor #000000 é o preto, pois não há projecção de nenhuma das três cores; em contrapartida, #FFFFFF representa a cor branca, pois as três cores estarão projectadas na sua máxima intensidade. Saiba mais sobre este modelo em Wikipédia-RGB.

A imagem anterior exemplifica os dois modelos e as cores que se obtém pela mistura de cores.
No lado direito da imagem encontra o CMYK e do lado esquerdo o RGB.

Uma bonita exemplificação dos espectros de cores e sua multiplicidade é a reproduzida por RokerHRO que se reproduz na imagem seguinte. À esquerda o "RGB Colorcube Corner White" e à direita o "RGB Colorcube Corner Black"
RGB_Colorcube_Corner_White and Black by RokerHRO
Esta mensagem continua....
Em "A cor e a sua multiplicidade-parte 2" iremos falar sobretudo nos programas de edição de imagem e da utilização / identificação do modelo RGB e sua utilização.
Até lá

Divirta-se
JotaV

Ir para (basta clicar no botão): 
 A cor e a sua multiplicidade-parte 2

Se deseja saber mais sobre:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...