24 setembro, 2016

Efeito sombra em objetos

Tree and name Shadow with shadows- White background
Quando penso numa sombra lembra-me logo duma árvore. Quem é que nunca procurou a sombra protectora duma árvore?.
Para ilustrar este exercício escolhi a figura duma linda árvore.
Eis os passos que segui:
1) Em primeiro lugar fui procurar duma árvore. Necessito duma imagem com fundo transparente. Recorri mais uma vez ao site "pngimg.com" e que ilustrei nesta mensagem.
2) Como a imagem era muito grande e com a ajuda do "Paint.Net" redimensionei-a para um tamanho que permitisse trabalhar sobre um outro fundo. Ficou com as dimensões 720 x 1080 pixeis, sendo esta ultima a altura máxima do fundo que irei criar de seguida.
tree fhd
 
3) Ainda no "Paint.Net" criei um novo elemento com as dimensões 1920 x 1080. Adicionei uma nova camada (que fica transparente) e sobre ela colei o elemento criado anteriormente que ficou como se segue;
Tree for Shadow
4) Ainda neste editor e na camada transparente ao lado da árvore, escrevi o texto, em Português e Inglês, a palavra " Sombra"
5) Depois apaguei o fundo branco e salvei o trabalho com o formato png pois vou necessitar dele par aplicar o efeito sombra, na árvore e nas palavras.
Tree and name Shadow
6) Em seguida abri este ficheiro no "Pixelitor". 
7) Depois recorri ao filtro para criar sombras disponível em "Filter / Other / Drop Shadow" onde usei os seguintes valores.
Filter-Other-Drop Shadow
89 Salvei com o formato png. O resultado final foi este.
Tree and name Shadow with shadows
9) Depois adicionei uma nova camada que passei para o fundo e pintei-a de branco. Juntei as camadas e salvei o trabalho. Neste caso posso salvar o formato como jpeg ou png. O resultado é a 1ª imagem desta mensagem.

Nota: Outra funcionalidade interessante quando se usa o filtro de sombras no "Pixelitor" é que quando usa a técnica descrita no passo 7 (e depois de definir os valores desejados) pode criar somente a sombra dos seus objectos. Para tal e antes de aplicar o efeito, clique na caixa de opção "Shadow only". Depois clique em "OK" e salve o seu trabalho como png. Neste exercício o resultado é este
Tree and name Shadow only shadows
Deste modo mais tarde e com um editor de imagem vai poder usá-lo como camada e reposiciona-lo ou alterá-lo conforme o seu gosto.

Note que pode usar estas técnicas com qualquer objecto ou foto desde que o mesmo seja menor em dimensões do elemento final.

Por ultimo poderá também gostar das seguintes mensagens que ilustram a aplicação de efeitos similares usado outras técnicas, ou seja:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...