23 julho, 2016

Livros electrónicos - Luso Livros

A Severa e a História do Fado
Em Português com autores Portugueses e Brasileiros. Grátis para baixar em PDF ou EPUB.
A Luso Livros apresenta-se como uma nova maneira de ler disponível para diversas plataformas.
No site  pode através das páginas de topo aceder a Livros (dividido por temas), Autores, Biografias e História da Literatura Portuguesa onde pode fazer a sua escolha.
Não deixe de ler a descrição sobre o livro e o seu autor (muito interessante)
Eis um exemplo (ver 1ª imagem desta mensagem);
Autor: Júlio Dantas
Ano de lançamento: 1901
"Género: Novela
Vá a Livros / Novelas e seleccione " A Severa" ou veja neste link directo "A Severa"
Eis parte do descritivo:
...Novela de Júlio Dantas, publicada em 1901, que conta a história de Maria Severa Onofriana, a prostituta de raízes ciganas a quem a história dá a autoria de ter sido a primeira fadista e de ter “criado” o Fado, tal como ele se conhece hoje.
Severa não inventou o Fado propriamente dito; muito menos foi a primeira a cantá-lo; mas antes dela “o Fado” nada mais era do que uns cantares desafinados de rufiões, maltrapilhos, ciganos, marinheiros e bêbados de toda a ordem que enchiam as tabernas e tascas das vielas antigas do Bairro Alto, da Mouraria e de Alfama, em Lisboa. Se não fosse por Severa, o Fado provavelmente nunca teria passado disso. Foi ela que, um dia, por acaso, pegou numa guitarra e começou a tocar e a cantar o Fado à sua maneira, dando-lhe a forma e o ritmo que hoje ele tem. Foi ela que lhe deu popularidade, sendo a autora e compositora de muitos dos fados que cantava, e foi ela que definiu a imagem de “cantadeira” de Fado com o xaile à cintura ou nos ombros (embora ela preferisse usar xailes de várias cores, não pretos)...."
Ou seja com ele vai saber da história do Fado e suas origens.
Luso-livros-Uma nova maneira de ler
Divirta-se
JotaV

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...