04 outubro, 2014

A caixa de ferramentas do Pixlr

Pixlr toolbox and tools
O painel de Ferramentas do Pixlr, aparece numa barra na lateral esquerda do editor.
Ele contêm uma série de ferramentas, acessíveis através de botões, que lhe permitem diversas funções.
Se não estiver familiarizado com as ferramentas basta posicionar-se em cima de um dos botões, aguardar alguns segundos, e aparecerá uma caixa de dialogo com o nome dessa ferramenta bem como o atalho de teclado (se o houver).


Pixlr tools
Uma dica muito importante é que quando clica numa ferramenta logo se abre uma linha de dialogo, por debaixo dos comandos superiores, com funcionalidades diversas e distintas de cada ferramenta, que são um precioso auxiliar para a sua edição.
Na imagem à direita, esquematizamos o conjunto de ferramentas bem como o seu nome em Português. 
Se o seu idioma não for em Portugês não se preocupe. 
Pode utilizar 29 idiomas e depois usar a dica anterior para se inteirar do nome de cada uma das ferramentas.
No que respeita às ferramentas em si, iremos de seguida descrevemos sumariamente cada uma delas.
A ordem sequencial desta descrição inicia na ferramenta do topo lado esquerdo passado à da mesma linho na lado direito e depois, no mesmo processo, nas linhas seguintes. Repare que a seguir ao nome de cada ferramenta é indicado o atalho de teclado sempre que disponível.
Assim:
Cortar
Cortar (atalho: C) 
Recorte áreas da sua imagem para o tamanho desejado e remova todo o resto.
Arraste, em cima da imagem, para reformular a área e pressione "Enter": você acabou de cortar a sua imagem. Pode mover a área de corte ao redor antes de fazer o "Enter".
 Em alternativa ao uso da tecla "enter", clique numa área do editor, fora da imagem, e clique em "Sim" para aplicar.
Opções adicionais: Ajustar a relação de aspecto da selecção a uma altura específica e largura (por exemplo, um quadrado perfeito). Ajuste o tamanho de saída se você quiser recortar a um tamanho específico por exemplo em pixeis. 
Mover
Mover (atalho: V) 
Bastante auto-explicativo, permite que você mova o que você tiver seleccionado em torno da tela: um texto, uma camada e praticamente qualquer coisa que seleccionou. 
Letreiro
Letreiro (atalho: M) 
Use-a para seleccionar áreas rectangulares de uma camada ou a tela. Após a selecção, você pode executar acções específicas sobre essa área. Óptimo para cortar fatias de uma imagem para copiar e colar em outro lugar. 
As opções adicionais: Você pode especificar uma área rectangular ou elíptica, escolher um formato ou tamanho fixo para a sua selecção. "Suavizar" cria uma borda mais suave na borda da selecção. "Anti-alias" cria um contorno mais nítido.

Laço
Laço (atalho: L) 
A ferramenta Laço é uma versão mão livre da ferramenta Letreiro. Utilize-o para definir uma área em qualquer forma que você pode desenhar. Opções adicionais: Necessidade de criar uma forma irregular com lados rectos? O laço poligonal permite criar formas como hexágonos. "Suavizar" cria uma borda mais suave na borda da selecção. "Anti-alias" cria um contorno mais nítido. 
Varinha
Varinha (atalho: W) 
A varinha vai fazer uma selecção de estilo letreiro com base em valores (ou seja, tom e cor) que são semelhantes aos da área clicada. É óptimo para seleccionar grandes blocos de cor sólida. Opções adicionais: Experiência com níveis de tolerância. Use “Anti-alias” para criar bordas nítidas. 
Lápis
Lápis (Sem atalho) 
Desenhe “mão livre” numa imagem ou camada. As opções adicionais: Você tem diversos tipos de lápis para escolher de modo a criar diferentes efeitos de desenho. Você pode alterar o tamanho e a opacidade do seu lápis.
Pincel
Pincel (atalho: B) 
Muito parecido com o lápis, o pincel permite desenhar à mão livre, mas com muitas mais opções. Opções adicionais: Escolha a partir de uma diversidade de tipos de pincel. Têm mais opções de lápis através do botão “Mais”. Pode também recorrer a colecções de pincéis extras criados para o Pixlr. Pode ainda criar o seu pincel personalizado e salvá-lo. Você também pode alterar a forma como a "tinta" é aplicado e imitar diferentes tipos de pincel de ponta (por exemplo, dura). 
Borracha
Borracha (atalho: E) 
Use a ferramenta de apagamento para remover detalhes. Você também pode apagar detalhes duma camada específica. Opções adicionais: Os tipos de escovas para apagar idênticos à ferramenta pincel, você pode alterar a opacidade da borracha para obter melhores resultados. 
Balde de tinta
Balde de tinta (atalho: G) 
Seleccione uma cor e despeje numa camada ou fundo. Se você quiser mais controle na pintura basta ajustar a tolerância. Opções adicionais: A nível de tolerância baixas limitará a coloração para pixéis com cores semelhantes (coloração clara); Um valor maior de tolerância é igual ao uso do tom mais forte do seu balde de tinta para preencher os pixeis (cor carregada) 
Gradiente
Gradiente (Sem atalho) 
Use essa ferramenta quando quiser criar um gradiente, uma sombra de cor gradual ou de diversas cores.  O Pixlr combina-os com base nas suas configurações (pode personalizar). Opções adicionais: Defina o seu primeiro plano e cores de fundo e altere outras configurações (linear versus radial, método de dispersão, de modo); em seguida, clique em um ponto de partida na sua tela, arraste o rato para o ponto final, e largue-o. De acordo com sua inclinação será preenchida a camada ou selecção. 
Carimbo
Carimbo (atalho: S) 
Aplica o filtro de carimbo para a ferramenta pincel. Permite copiar pixéis numa área definida e replicar esses pixéis noutro lugar. Pode usar para duplicar um objecto inteiro na sua imagem, também pode ser usado para misturar cores e texturas de uma maneira impressionista ou para o retoque minimizado manchas. As opções adicionais: Pode escolher o tamanho do pincel, e a opacidade se o desejar. Se seleccionar “Alinhado”, a fonte do clone move-se quando você move o cursor para um local diferente. Se você deseja clonar várias vezes no mesmo local, não escolha “alinhado”. Você vai sempre clonar na camada que está trabalhando a menos que você marque a caixa de clonar todas as camadas. 
Substituir cor
Substituir cor (Sem atalho) 
A ferramenta substituir cor substitui áreas sob o seu pincel com uma nova cor escolhida, preservando a textura subjacente e sombras. As opções adicionais: Você pode querer alterar o tamanho do pincel para evitar colorir fora da área que você deseja colorir, mas o detalhe mais importante desta ferramenta é o nível de tolerância. Áreas de cor planas podem ser coloridas com uma tolerância baixa; áreas com muita textura ou sombreamento podem exigir uma maior tolerância. Experimente e desfaça, se necessário! 
Desenho
Desenho (Sem atalho) 
Use a ferramenta de desenho para criar formas geométricas básicas, como linhas, rectângulos, rectângulos arredondados e elipses. As opções adicionais: Você pode controlar a opacidade, tamanho da borda (contorno) e escolher a cor das suas formas se o desejar. Se você tem conhecimentos avançados, têm muitas opções de modo para escolher; se você não é um especialista, provavelmente é melhor ficar com o modo normal. 
Desfoque
Desfoque (Atalho: R) 
Aplica o filtro de desfoque para a ferramenta pincel. Bastante simples: Faça as coisas embaçadas. As opções adicionais: Clique e arraste para confundir. Continue clicando para torná-lo mais desfocada. Esta é uma boa ferramenta para a misturar arestas duras juntas. 
Nitidez
Nitidez (atalho: Y) 
Aplica o filtro de nitidez para a ferramenta pincel. A Nitidez aumenta o contraste entre pixéis, que tem o efeito visual de trazer à tona detalhes e destaques. As opções adicionais: Você pode mudar o tamanho do pincel e força. Experimente diferentes níveis de força. 
Borrar
Borrar (atalho: U) 
Aplica o filtro de borrar para a ferramenta pincel. Um pouco diferente do Desfoque, mancha efectivamente combinando pixéis de cores diferentes para produzir um efeito dum a pintura manchada. Opções adicionais: tamanho do pincel e da força da escova são ajustáveis. 
Esponja
Esponja (atalho: P) 
Aplica o filtro de esponja para a ferramenta pincel. A ferramenta esponja aumenta ou absorve um cor, dependendo das configurações. É uma óptima ferramenta para saturar ou dessaturar áreas específicas duma imagem. As opções adicionais: Você pode mudar o tamanho do pincel e força, mas a configuração mais importante é saber se quer saturar (aumento) ou dessaturar (redução) a coloração. 
Subexposição
Subexposição (atalho: O) 
Aplica o filtro de subexposição para a ferramenta pincel. Use a ferramenta Subexposição para clarear áreas específicas. Note-se que esta é uma ferramenta que lida com contraste (luz versus escuro) e não de cor, apesar da cor poder, por vezes, parecer mudar de acordo com o seu raio. As opções adicionais: Você pode alterar as configurações de tamanho do pincel e de exposição. Você também pode optar por concentrar a sua iluminação em sombras, tons médios ou destaques. 
Sobre-exposição
Superexposição (atalho: N) 
Ou sobreexposição. Aplica o filtro de superexposição para a ferramenta pincel. O oposto de Subexposição, permite escurecer uma área. Opções adicionais: Tal como acontece com Subexposição, pode alterar o tamanho do pincel e da exposição, bem como focar o escurecimento em sombras, tons médios ou destaques. 
Redução Olhos vermelhos
Olhos vermelhos - Redução (Sem tecla de atalho) 
Uma ferramenta para a redução de olhos vermelhos. Corrige facilmente o efeito irritante comum de olhos vermelhos. Esta é uma ferramenta de uso único que da maneira que você quiser, mas se achar que têm problemas, tente diferentes configurações de tolerância. 
Retoque
Retoque (Sem tecla de atalho) 
Super útil, ferramenta pode ajudar a remover arranhões ou manchas, basta clicar sobre a área. Opções adicionais: Além do tamanho do pincel, você tem a opção de escolher para misturar a área com valores de área vizinhas ou gerar um padrão. 
Aumentar
Aumentar (atalho: A) 
A ferramenta aumentar permite distorcer uma área como se estivesse sendo visto através de uma lente convexa. Óptimo para embelezar o reflexo visto em um par de óculos de sol, por exemplo. As opções adicionais: Você pode escolher o tamanho e a força do seu pincel. 
Diminuir
Diminuir ou Comprimir (atalho: K) 
O oposto da ferramenta aumentar, cria um efeito como você pode ver através de uma lente côncava, tudo se torna menor em direcção a um ponto central. Opções adicionais: Escolha o tamanho e a força do seu pincel e começar a beliscar. 
Selecção de cor (atalho: I) 
Simples e essencial, a “Selecção de cor” permite escolher cores da amostra da sua imagem para uso com outras ferramentas (por exemplo, balde de pintura). 
Texto
Texto (atalho: T) 
A ferramenta de texto permite adicionar caracteres, letras, palavras, números, etc. Clique onde você deseja que o texto seja exibido numa camada ou imagem. Pode controlar a fonte e seu tamanho, estilo e cor. Nota: O Pixlr Editor inclui a maioria das fontes que estão instalados em seu computador. 
Mão
Mão (Atalho: H) 
Use a ferramenta mão para mover a imagem ao redor, especialmente útil se ela estiver ampliada trabalhando em detalhes e precisa deslizar sua tela ao redor para chegar a uma área invisível. Atalho útil adicional para esta ferramenta: Segure a barra de espaço, em qualquer momento quando está a trabalhar no Pixlr, e activa a ferramenta mão. 
Zoom
Zoom (Atalho: Z) 
A menos que você tem um monitor enorme, você vai inevitavelmente precisar fazer trabalho de detalhe. Usando o zoom, você pode clicar para ampliar ou desenhar uma área rectangular para aumentar o zoom. Dica : Use as teclas de atalho, Zoom rápido,  pressionando a tecla de atalho (Z) e clicando o rato no local desejado. 
Definir a cor principal
Definir a cor principal (Sem tecla de atalho) 
Paleta de cores que contém a cor que você está actualmente a trabalhar com e os últimos seis cores personalizadas que você escolheu. Clicando dentro da área grande da paleta de cores abre uma janela onde  pode escolher as cores com base em especificações HSL, RGB, Web, ou IMG. 

Se desejar ver exemplos práticos da aplicabilidade destas ferramentas, não deixe de consultar o sumário das mensagem sobre este editor, na pasta de topo Pixlr-Dicas.
O Pixlr está disponível neste link: Pixlr Editor de fotos
Divirta-se
JotaV

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...