20 agosto, 2014

Chá de Sol Nascente

Esta mensagem é dedicada a todos os meus visitantes e seguidores quer neste blog quer no G+ ou no DiHITT e sobretudo comemorar a partilha de informações, registos, fotos, músicas e sobretudo sentimentos.
Para todos vós aqui vai a minha chávena de Chá de Sol Nascente. Sirvam-se s.f.f..
Tea of the Rising Sun

Para todos aqueles que desejarem como saber quais as técnicas utilizadas aqui vão as dicas.


Em primeiro lugar talvez contar como aconteceu.
Eu tenho uma foto, da qual gosto muito, sobre o nascer do Sol, tirada num sitio muito bonito, que provavelmente, um dia destes, irei publicar no G+ (mas isso é outra historia). 
Resumo tenho uma foto do sol nascente com bonitos tons onde se destacam os tons laranja e castanhos frutos do reflexo do sol.
Adicionalmente, um dia destes ao navegar na Internet, encontrei uma bonita composição duma chávena de chá. Reparei que os tons do chá incluíam  tons similares aos da minha foto.
Pensei se seria interessante uma composição em que em vez do chá, houvesse o sol nascente.
E, após algumas tentativas, assim nasceu o "Chá de Sol Nascente"

As técnicas que usei:
Tendo em consideração as dimensões da foto da chávena de chá, que vou utilizar como plano frontal depois de manipulada, 906x606, vou para o Pixlr e
1) Criar uma nova imagem, 906x606, transparente.
Criar imagem transparente

2) Comando "Camada/ Abrir imagem como camada" e carregar a imagem da chávena de chá, que vou utilizar como plano frontal. Repare na caixa de dialogo "Camadas" à direita.
Camada frontal mais camada transparente

3) De seguida vamos recorrer à ferramenta "borracha" e vamos "apagar" o chá. Use diferentes tipos de pincéis e tamanhos para criar um zona limpa (transparente). Ou seja, neste caso, só nos interessa os bordos em vidro da chávena. Use o zoom de aproximação para trabalhar os detalhes. Uma vez terminado salve a sua imagem no formato PNG.
Apagar areas com borracha

3a) eis o exemplo da chávena sem chá
Chávena sem chá

4) Sem sair do Pixlr, vamos agora usar comando "Camada/ Abrir imagem como camada" e carregar a imagem do sol nascente que irá ser usada como camada intermédia. De seguida mova a camada frontal para a 1º posição.
Mover camada frontal para 1ª posição

5) Vamos agora manipular a camada intermédia para posicionarmos o sol nascente de modo a obter o enquadramento desejado. Para efectuar esta operação na caixa de dialogo "Camadas" à direita, posicione-se na camada intermédia (sol nascente). De seguida recorra ao comando "Editar/ Transformação livre" e mova e/ou redimensione a imagem até obter o efeito desejado
Manipulação camada intermédia

6) Depois para terminar, use comando "Camadas/ Achatar imagem" para unir todas as camadas numa só. Salve a sua obra.

Espero que tenha gostado do "chá"


PS1: Veja video demo e mais duas técnicas em "Caneca de Rosas"
PS2: Se desejar saber mais sobre o Pixlr consulte a página de topo: Pixlr - Dicas

Divirta-se
JotaV

5 comentários:

  1. José, muito interessante, especialmente porque não sei usar recursos que parecem bem simples.

    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sissym. Obrigado pela visita aqui e no G+. O Pixlr é um excelente editor de fotos. Existem montes de dicas, neste blog, sobre ele. Basta clicar na etiqueta "Pixlr" e vai encontrar muitas mensagens com bastantes temas diversos. Alguma dificuldade diga. G Abraço.
      JotaV

      Eliminar
    2. Obrigada. Vou me atualizar. Se tiver dúvidas, eu vou lhe perguntar (se prepare!).

      Bjs

      Eliminar
  2. Zé, achei a ideia interessante. Mas creio que resultaria melhor com uma "bejeca".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fernando. Nem de propósito, uma das próximas mensagens versará sobre uma caneca. Não sei se o conteúdo será do teu gosto. Mas tenho a certeza que vai haver quem goste. G Abraço.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...