08 julho, 2014

Corte selectivo de fotos, online, para 16x9

Corte selectivo de fotos

Excelente aplicativo, online, para o recorte de imagens: Croppola

Já aqui fizemos referência a este excelente programa numa anterior mensagem.No entanto, e já há algum tempo, o fornecedor alterou a sua interface.
Deixou de ser possível o processamento em lote e foram melhoradas as ferramentas para o corte individual de imagens. 
O funcionamento é muito bom, suporta imagens de alta definição com um rápido carregamento e os resultados são excelentes.
Este programa, disponível no JotaV Editores na aba "Image Crop" é pois uma excelente alternativa para o corte selectivo de imagens.

Atentemos nos passos simples para cortar uma imagem, num processo rápido com uma interface muito simples. Iremos fazer um corte para 16x9.
1. Aceda ao Croppola
2. Ao abrir-se o programa, arraste uma foto para a área tracejada (a área ficará vermelha) e solte-a
Croppola-Arrastar e soltar
3. Deixe o programa carregar a foto e repare na faixa lateral direita, onde começa a aparecer diversa informação.
Croppola-Carregamento de foto
Na parte superior dessa faixa aparece o nome da foto e a respectiva extensão (formato) bem como as dimensões da sua foto, seguido de informação sobre o corte (crop).
Na parte inferior da faixa aparece duas abas com diversa informação sob a forma de botões.

4. Depois carregar a foto, e mantendo-se na aba "Auto" (automático), clique no botão "16:9". Em "Crop Size" (tamanho do corte), escolha uma das opções, "small" (pequena), "medium" (médio) ou big" (grande). Eu escolhi grande.
Croppola-Selecção 16x9 Auto_Big
Repare na ultima linha de informação: Crop sizing. Têm duas opções para "Croppola" (a efectuar pelo programa) ou "Image center" (imagem centrada) para a escolha automática.
O programa irá seleccionar as melhores partes da foto.

5. No entanto você vai poder alterar a selecção. Basta clicar na parte iluminada da foto e manipular as dimensões (não vai alterar a relação de aspecto de 16x9 que se manterá constante, quaisquer que sejam as alterações) ou o posicionamento da área a cortar. Para redimensionar a área basta ir para uma das linhas limite, e arrastá-la num dos sentidos.
Para posicionar, basta clicar num qualquer ponto da foto com o lado esquerdo do rato, mantê-lo premido e arrastar para onde desejar. 
Croppola-Manipulação da posição
Repare na informação da faixa lateral que se alterou:
Na parte superior, debaixo da palavra "crop", as dimensões indicadas para as dimensões alteraram-se para o novo formato.
Na parte inferior, debaixo da aba "Manual" é reflectida uma serie de informação útil; posição relativa à esquerda (left) e ao topo (top), dimensões largura (width) e altura (eigth), posição relativa à direita (right) e inferior (bottom), Ratio largura/altura (aspect ratio) e outras informações de coordenadas de posicionamento.

6. Depois dos ajustamentos, basta salvar o seu trabalho. Clique no botão "Download this crop" (baixar este corte) para iniciar o precesso de salvamento da sua foto. Dê um nome (se desjar acrescente 16x9 ao nome) e não se esqueça da extensão (.jpg)
O resultado do meu exercicio pode ser verificado na foto seguinte.
Papoilas by JotaV
Se o desejar baixe una cópia (cortesia do Jotav)

E é tudo

Divirta-se

JotaV

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...