20 junho, 2014

Pixlr online - silhueta sublimada

musas do campo

Como dar aquele toque sublime nas suas montagens?

Hoje iremos falar da refinação duma técnica que explicamos na mensagem "Pixlr online - silhueta invertida", que tomaremos como base de trabalho, introduzindo depois algumas variantes que nos permitirão dar aquele toque que se torne num elemento que se destaque dos demais. 
A sublimação, para alem dos estados físicos ou químicos das matérias, é uma palavra que também é usado quando determinado artista executa algo de sublime. Seja ele pintor, musico, dançarino, ou de qualquer outra arte quando o artista se transcende e nos maravilha com a sua arte é costume dizer que ele foi sublime.

Sem querer entrar em detalhes ou vanglorização pretendemos ilustrar algumas simples técnicas, que se forem bem trabalhadas, nos podem trazer outra perspectiva ou modo diferente de olharmos os elementos, e que em simultâneo permitam abrir uma discussão sobre o que se expõe. 
Neste exercício iremos recorrer à  mensagem anterior, anteriormente referida, e iremos 
utilizar 3 elementos para as nossas composições: A imagem da silhueta invertida com o fundo branco, a imagem da silhueta invertida com o fundo beje (que usaremos como elementos a sobrepor) e o campo de flores como plano de fundo.

1º Exercício:

Usaremos a imagem da silhueta invertida com o fundo branco e o campo de flores como plano de fundo.
Vamos repetir os passos de a) a h) para criar as nossas silhuetas invertidas.
Possamos depois para o passo m) a p) para colocar a mossa silhueta no lado esquerdo do plano de fundo.
Agora vamos introduzir uma pequena técnica de modo a "fundir" a silhueta com o fundo. Para tal (ver figura seguinte) clicamos em "Toggle layer settings" referenciado como 1 e depois, mantendo o modo=normal, vamos movimentar o cursor da opacidade, referenciado como 2, de modo a criar uma "capa fundida" com o fundo.
Como a área exterior da nossa silhueta é branca a "fusão" dá-se de um modo natural. Salve o seu trabalho.
"fundir" a silhueta com o fundo
Repita o processo com a mesma silhueta com fundo branco mas agora recorra à manipulação para colocar a imagem, invertida horizontalmente, no lado direito do fundo para obter um efeito como o da 1ª imagem desta mensagem.
Para utilizar a manipulação da imagem (ver figura seguinte) recorra ao comando "Editar/transformação livre". Quando os "quadradinhos" azuis se activarem, basta clicar no do lado central esquerdo, manter o lado esquerdo do rato premido, e arrastá-lo para a direita. Clica em qualquer área do editor fora da imagem e diga sim para aplicar.
Depois basta ira a "Toggle layer settings", mantendo o modo=normal, e movimentar o cursor da opacidade de modo a criar uma segunda "capa fundida" com o fundo a exemplo da 1ª imagem desta mensagem a que chamei "musas do campo".
Se desejar saber mais sobre manipulação consulte "Como manipular transparências online (rodar, mover e redimensionar)?"
manipulação da imagem

2º Exercício:

Uma pequena variação deste exercício é feito através do recurso à imagem da silhueta invertida com fundo beje (ultima imagem da mensagem:  "Pixlr online - silhueta invertida".
Vamos utilizar esta 2ª silhueta para a posicionarmos à direita do fundo (quem já têm a silhueta com o exterior a branco à esquerda)
Como as silhuetas tem um exterior de cores diferentes (a 1ª branco e a 2ª beje) o resultado da "fusão" de ambas as imagens são distintos.
manipulação da 2ª imagem
O resultado final, neste caso, resultou numa fase de transição dum pôr-de-sol para o inicio do anoitecer. Daí resultar o nome de "musas do campo - anoitecendo" conforme exemplo da imagem seguinte
musas do campo - anoitecendo
E é tudo
Espero que goste
Se desejar saber mais sobre o Pixlr consulte a página de topo: Pixlr - Dicas
Divirta-se
JotaV

PS: Se desejar saber mais sobre o Pixlr consulte esta mensagem actualizada constantemente:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...