19 maio, 2014

Como usar Texturas em fotos - Pixlr

Flor+Textura Papel

Como aplicar Texturas em fotos?

Em continuação da mensagem sobre Texturas Digitais, vamos de seguida exemplificar como se pode aplicar texturas em fotos.
Em primeiro lugar defina qual a foto ou imagem de fundo.
Depois faça uma pesquisa sobre o tipo de textura que quer aplicar. A mensagem anterior sobre texturas (acima referenciada) dá-lhe muitas dicas que o poderão ajudar.
No caso deste exemplo escolhi uma foto minha original de uma bonita flor para fundo e recolhi da texturemate uma textura de papel conforme exemplifico na imagem seguinte.
Flor + Textura Papel = Flor em Papel
 Em segundo lugar lembre-se que a utilização de algumas camadas resultam melhores que outras, dependendo dos elementos a compor, e conforme exemplificado em mensagens anteriores nomeadamente em Pixlr - Sobreposiçao de imagens. Nesta ultima mensagem também pode verificar as técnicas usadas para trabalhar com camadas. 

No exemplo que estamos a exemplificar, gostamos particularmente das seguintes configurações de "Modos" de camadas (do Pixlr):
  • Difference (Diferença). Usado nas imagens anteriores. Vai buscar cores diferentes do original. Repare na segunda imagem desta mensagem. O roxo da flor é reflectido no fundo da composição e por oposição o verde do original é reflectido na flor.
  • Add (Adicionar)
  • Layer (Camada)
  • Overlay (Sobreposição)
Falando do processo de aplicação de texturas no Pixlr, que é muito simples e está explicado deatalhadamente em Pixlr - Sobreposiçao de imagens , ele consiste nos seguintes passos:
  1. Abra o Pixlr
  2. Carregue a foto que vai servir de fundo, neste caso a flor, a partir de "Abrir imagem do computador"
  3. Carregue a imagem da textura a partir de "Camadas/ Abrir imagem como camada"
  4. Posicionado na imagem da textura, vá para a caixa de diálogo "Camadas".  Clique em "Toggle layer settings" que significa "Configurações da camada de alternância" e abre-se mais comandos na caixa "Camadas", a "Opacidade" e o "Modo".
  5. Escolha o "Modo" e modique a "Opacidade" até obter um resultado que goste.
  6. Depois de salvar o seu trabalho, teste outros "modos"
Verifique de seguida alguns exemplos recriados com os dois elementos indicados nesta mensagem (foto de flor para fundo e uma textura de papel). O "Modo" e a "Opacidade" de cada exemplo estão referenciados nas imagens.
Add 36
  

Difference 82


Layer 25


Overlay 81

E mais um outro exemplo a partir da flor para fundo e uma textura de vidro (1ª imagem da mensagem "Texturas Digitais") 
Difference 64

Espero que tenha gostado.
Se gostou eis de seguida uma oferta minha em alta definição, obtida do ultimo exemplo, a que chamei "Flor em Vidro". Basta clicar no link seguinte e será redireccionado para o Google Drive onde pode visualizar e baixar a sua cópia: "Flor em Vidro"


Veja também:  Paint.NET: Trabalhar com texturas em fotos e o vídeo Texture nature art

Se desejar saber mais sobre o Pixlr consulte a página de topo: Pixlr - Dicas
Divirta-se
JotaV

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...