26 janeiro, 2014

Corte de video

Corte de video
Extrair e salvar as suas cenas favoritas dum video ou (filme) dum modo preciso pode ser uma tarefa complicada para amadores e somente com recurso a programas gratuitos.
O corte de parcelas dum video é uma tarefa fácil para quem têm um editor de video pago. 
No entanto, e por exemplo, se usar o Windows (live) Movie Maker pode-se tornar fastidioso e os resultados pouco precisos.
De entre os diversos programas que trabalham com esta função de um modo preciso, sem alterar os formatos originais escolhi um programa muito leve (25 MB) e que cumpre na perfeição.
De facto o  permite que você salve as cenas favoritas de filmes em arquivos de vídeo separados, sem qualquer perda de qualidade e da maneira mais rápida. 
Com ele você pode extrair as parcelas que deseja e salvá-la num clipe.
 Este programa não irá alterar o arquivo de vídeo original. Ele "cria" um novo arquivo de vídeo que contém apenas a cena  seleccionada, dentro da mesma pasta, por padrão. Ele adiciona ao nome do ficheiro os tempos da parcela o que se tornará muito útil na hora de fazer a junção dos diversos clipes.
Moo0 Video Cutter suporta diversos formatos de vídeo, entre eles os seguintes: AVI, FLV, M4V, MKV, MOV, MP4, MPG, OGG, OGV, TP, TS, WebM, WMV . 
A sua interface, apesar de estar em Inglês, é muito simples e intuitiva.
Ela consiste somente numa janela e os passos são simples como pode verificar na imagem seguinte.
Corte de video com o Moo0 Video Cutter

Nota: Os botões 1 sec, 5 sec, 30 sec e 3 min, dão-lhe a possibilidade de aumentar a precisão do corte desejado. Use-os antes de salvar, verificando na pré-visualização (corpo central da interface).
O único senão deste programa é que não permite fazer multi cortes de uma só vez, pelo que se tiver um filme em que quer cortar mais que um trecho terá de criar tantos clipes como os trechos desejados.
Imagine que têm um pequeno filme com 9 minutos (ver imagem seguinte) e deseja cortar o 1º minuto mais o minuto 5 e ainda o minuto 9. Ou seja pretende criar um clipe de 3 minutos (contendo os 2º, 3º e 4ºmin) e mais outro clipe de 3 minutos (contendo os 6º, 7º e 8ºmin).
Exemplo de tempos

Proceda do seguinte modo para criar os dois clipes desejados.
  1. Abra o programa
  2. Arraste e largue o filme na área central
  3. Defina o inicio (start) para 00:01:01
  4. Defina o fim (end) para 00:04:00
  5. Clique no botão "Save this Scene" para criar o 1º clipe. O ficheiro do seu clipe está na pasta do filme original e terá um nome similar a este "NOME.CUT.01'01-04'00.FORMATO"
  6. Não saia do Moo0 Video Cutter. Vamos criar o segundo clipe
  7. Defina o inicio (start) para 00:05:01
  8. Defina o fim (end) para 00:08:00
  9. Clique no botão "Save this Scene" para criar o 2º clipe. O ficheiro do seu clipe está na pasta do filme original e terá um nome similar a este "NOME.CUT.05'01-08'00.FORMATO"
Do seu filme original com 9 minutos agora têm dois clipes de video com 3 minutos cada.
Para juntá-los existem alguns programas específicos que fazem esta operação.
No entanto pode usar o Windows (live) Movie Maker para o fazer e porque não usar o mesmo para colocar uma transição entre os dois clipes.
Não se esquecendo no entanto do formato de video que deseja na hora de o salvar.

Vou de seguida indicar-lhe o link para baixar o Moo0 Video Cutter mas tenha em consideração que o executável pode apresentar-lhe ofertas de outros programas. Quando estiver a instalar pode aparecer ofertas. Se não deseja instalar outros programas clique em "decline", quando outros programas lhe seja ofertados como no exemplo da figura seguinte.
Cuidado na instalação do Moo0 Video Cutter

Eis o link para baixar Moo0 Video Cutter
Divirta-se
JotaV

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...