30 abril, 2013

Efeitos de luzes em fotos

Crie efeitos de iluminação nas suas fotos.

Com a ajuda do Photo! Editor pode criar bonitos efeitos de luz de modo a reluzir, ainda mais, as suas fotos.

Fotografia é Luz. Quando se tira uma foto está a utilizar luz. Se a utiliza na sua criação, porque não utilizá-la em pós produção de de modo a criar elementos distintivos?
Um dos efeitos muito interessante que se pode aplicar numa foto é aquele que permite utilizar a luz, que se dissipa quer sobre a forma de holofotes, focos  ou raios sobre determinada foto de fundo associados ou não a cores.
Existem diversos programas (a grande maioria pagos) que permitem a aplicação destas técnicas. Estas podem ser de 3 tipos: Pré-definidos; Controle manual ou um Misto dos dois.

Hoje iremos falar de um programa que já existe há algum tempo, mas que mantêm a sua qualidade, e do qual já fizemos aqui referência.

Mas antes de detalharmos um pouco a especificidade das técnicas de iluminação do programa, somente disponível em Inglês, gostaria de relembrar:

A interface do Photo! Editor

A interface deste editor apresenta-se através de botões bem representativos de cada funcionalidade, com sub-menus conforme se esquematiza na fig.1. 
No botão "File" pode aceder a "Open" para carregar os seus ficheiros, bem como os botões de "Save" (Salvar) e "Save as.." (Salvar como..) para salvar os seus trabalhos.
Na área de correcção, pode optar pela função automática ou manual.
Na área de ajuda "Help" encontrará diversas opções de suporte
Principais botões da interface do Photo! Editor
Figura 1
As funcionalidades de correcção, que podem ser automáticas ou manuais, estão descriminadas na fig. 2.
Botões de funções correção do Photo! Editor
Figura 2
As funcionalidades de manipulação e dimensões estão descriminadas na fig. 3.
Botões de funções manipulação e dimensões do Photo! Editor
Figura 3
Quando selecciona (através dum clique) cada uma destas funções, quadros de dialogo irão abrir-se em conformidade, permitindo o acesso e parametrização de cada uma delas.

A titulo de  exemplo iremos detalhar um pouco mais a 

Nacionalidade Lighting (Iluminação)

Esta função, disponível quando se clica no botão, permite aceder a funções automáticas (chamadas de "Variations") onde pode comparar a imagem original (no centro) com as diversas opções, bastando seleccionar uma delas e clicar ok para aplicá-la, conforme fig. 4
Iluminação, opções automáticas do Photo! Editor
Figura 4
Das diversas opções disponíveis, nesta função automática (varitions) criei um pequeno video demonstrativo para uma melhor exemplificação.

Na opção de Modo Manual (Manual mode), existem diversas ferramentas disponíveis conforme se pode verificar na fig. 5
Iluminação, opções modo manual do Photo! Editor
Figura 5
No intuito de facilitar a iterligação de todos aqueles que não estão familiarizados com o Inglês criei para si um PDF, com informação em Português, que pode consultar e baixar acedendo a : Photo! Editor - Iluminação, opções modo manual - PDF - PT  

Para uma melhor exemplificação o autor (VicMan) disponbiliza diversasos tutoriais acessiveis na web (cuja ligações estão disponiveis no programa). Para este exemplo não deixe de consultar o : Photo! Editor: Lighting  (necessita de têr o seu Java actualizado para o ver no seu navegador)

Se desejar aceder a outros tutoriais sobre outras funcionalidades, consulte esta página.

Eis ligação ao site para o download do Photo! Editor
Divirta-se
Blog do Jota V Multimedia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...