22 dezembro, 2012

Livros em PDF de Grandes Autores da Língua Portuguesa

Brasil-Portugal livros em pdf
Já aqui fizemos diversas referências a livros digitais de obras literárias de autores Portugueses mas no entanto, nunca é demais realçar, todo um acervo que tende a desaparecer por diversas imposições que em vez de manterem e suportarem o acesso livre a obras que marcaram a história e o desenvolvimento dos nossos países, criam entraves para que tal aconteça. São links aos arquivos nacionais que pura e simplesmente deixam de funcionar por ausência de apoios financeiros ou qualquer outra esfarrapada desculpa que a brisa dos governantes do momento empurram para a ausência do acesso à nossa cultura, regredindo deste modo os povos à ignorância de há décadas atrás.
Estão nesta situação algumas ligações a sites ou obras do acervo Português bem como o site Brasileiro denominado "Domínio Publico" cuja desculpa é a ausência de acessos!?

Cabe-nos a nós a divulgação possível que obras que existem, de momento, no domínio publico e acessíveis para consulta com a disponibilização de formatos, normalmente em PDF, o mais acessível a todos, permitindo assim que você possa criar a sua biblioteca digital. Se gosta de leitura não perca a oportunidade pois um dia destes tal não será possível.



Na impossibilidade de divulgar todas as obras nesta situação, iremos na medida do possível  indicar algumas obras ou autores cuja relevância não me cabe a mim julgar. Dependente de cada um de vós esse julgamento. Se depois de ler esta mensagem achar que a mesma é importante, não deixe de a divulgar pelos seus amigos e familiares. 

Devido à inúmera informação disponível os links para os pdf´s estarão no titulo ou na obra. Sempre que aparecer um link no nome do autor este redireccionará para  informação sobre o mesmo.

A Carta  de Pero Vaz de Caminha. É o documento no qual Pero Vaz de Caminha registou as suas impressões sobre a terra que posteriormente viria a ser chamada de Brasil. Também conhecida como a "Carta a El-Rei D. Manuel", é o primeiro documento escrito da história do Brasil sendo, portanto, considerado o marco inicial da obra literária no país.

Obra completa de Machado de AssisConsulta por gênero (ordem cronológica): Romance,  Conto,  Poesia,  CrônicaTeatroCríticaTradução e Miscelânea. Se desejar aceder a todas as obras ordenadas pelo titulo clique em Machado de Assis no Domínio Publico. Poderá encontrar  por exemplo, O Alienista.


Os Lusíadas de LuisVaz de Camões. Consulte também a Biblioteca Digital Camões: Por Autor ou Por Temas. No Tema Literatura irá encontrar muitos autores famosos tais como Agustina Bessa-Luís, Alexandre Herculano, Ramalho Ortigão, Júlio Dinis, Manuel Maria Barbosa du Bocage, Camilo Castelo Branco etc., etc..

O Cortiço (no Domínio Publico) de Aluísio de Azevedo

A Moreninha (no Domínio Publico) de Joaquim Manuel de Macedo

Memórias de um Sargento de Milícias (no Domínio Publico) de Manuel António de Almeida

Auto da Barca do Inferno (no Domínio Publico) de Gil Vicente

No "Domínio Publico" poderá ainda encontrar obras, traduzidas, de autores estrangeiros tais como:

A Divina Comédia de Dante Alighieri 

Romeu e Julieta de William Shakespeare

Na Cultura Brasil pode encontrar uma obra eterna, A Arte da Guerra de Sun Tzu.

Boa Leitura
Boas Festas
Divirta-se
Jota V Multimdia
PS: Se quiser aplicações que permitem a leitura como o desfolhar de uma livro eis duas excelentes opções das quais já aqui fizemos referência:
KooBits – Gestor de Arquivo e leitura de e-books (grátis e muito útil) e Soda PDF 3D Reader – ler PDF como quem desfolheia um livro.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...