01 outubro, 2012

Windows Movie Maker 2011 e 2012

Movie Maker - logo
Já aqui nos debruçamos sobre o Movie Maker da Windows. Na minha opinião, e de muitos milhões de utilizadores, as antigas versões, para o XP e o Vista, são de longe dos melhores editores gratuitos que foram disponibilizados. Por outro lado a descarga e actualizações dos programas deixam algo confusos os utilizadores menos experientes.
No entanto, e apesar da minha opinião, há que adaptar a utilização de programas gratuitos, no idioma de cada um, e sobretudo procura determinadas funcionalidades novas às actuais tecnologias apesar de alguma limitações dos mesmos. 
Nesse sentido iremos de seguida dar algumas dicas sobre as versões e últimos recursos dos dominados Windows Live Movie Maker.
Qual a versão? Bêm primeiro depende da versão do seu sistema operativo.

Se possui o Windows Vista então a versão actualizada e ultima para este sistema operativo é obtido através do Windows Essentials 2011, um patacão que permite instalar diversos programas ou somente alguns, conforme explicaremos mais à frente nesta mensagem.As suas funcionalidades, da ultima versão, estão resumidas na imagem seguinte.
Windows live Movie maker 2011 (até ao Vista)


Se possui o Windows 7 então a versão actualizada e ultima para este sistema operativo é obtido através do Windows Essentials 2012, mais um patacão que permite instalar diversos programas ou somente alguns.
Mas tome muita atenção o nome do programa já não vem com a palavra "Live". Pura e simplesmente chama-se "Movie Maker".
As suas funcionalidades, da ultima versão, estão resumidas na  seguinte imagem.
Movie Maker 20012

Se vier a utilizar o Se possui o Windows 8, a versão acima (baixada através do Windows Essentials 2012) também é a indicada só que neste sistema operativo irá ter mais funcionalidades extras tais como o "Video Stabilization" (estabilizador de vídeo) para aqueles vídeos que estão "tremidos" devido à não imobilização de máquinas de filmar ou telemóveis.
Quais são as novas funções do Windows Movie Maker versão 2012?

  • Visualização de ondas sonoras.
  • Possibilidade de ajeitar o áudio para sincronizar com as imagens. 
  • Pode enfatizar a música de fundo ou manter apenas o áudio do vídeo, algo bom para quem costuma narrar com uma música de fundo as imagens apresentadas.
  • Em alternativa pode enfatizar (destacar) o vídeo
  • Novas opções de edição para textos e legendas, tornando possível adicionar realces e outros detalhes para que as letras não se confundam com as imagens ao fundo. 
  • Novo formato H.264 , por padrão.
  • Possibilidade de adicionar musica gratuitamente.
  • Possibilidade adicional de publicação no Vimeo.
  • Facilidades de partilhamento melhoradas.
  • Melhorias na função "Auto Movie", tambem com ligação atarvés da "Galeria de Fotografias"(*)
Veja este simples mas muito elucidativo sobre as novidades (da Softnic)

Em virtude da sua interligação quando baixar o Movie Maker, deve também baixar a 
"Galeria de Fotografias"(*).
"Galeria de Fotografias"(*) versão 2012 trás novas funcionalidades: Panorama, Fusão de fotos e Colagem automática.Para alem disso, através de "mais ferramentas" pode instalar plug-ins tais como "Cliplets" entre outros.
Windows - Galeria de fotografias 2012- novas funções

Outra funcionalidade interessante é a interligação com o Writer (programa para publicação de mensagens em blogs e sites), permitindo abrir este programa através da galeria.

Antes de avançar para a instalação do Movie Maker e Galeria de fotografias, e se não está familiarizado com os programas, saiba que existem diversos tutorias (versão 2011) no site da Microsoft e no seu idioma. 
Aceda aqui para o: Movie Maker
Aceda aqui para a: Galeria de fotografias
Na barra lateral à esquerda vai encontrar diversa informação (em ambos os programas).
Se desejar, aceda no link seguinte no site Baixaki / Tecmundo: Windows Live Movie Maker: como editar vídeos e publicá-los no YouTube

Tome agora atenção ao modo como deve aceder e baixar os programas pretendidos. Estas operações são efectuadas através de um aplicativo (Windows Essentials) e modo de operar é comum nas versões 2011 e 2012. 
Iremos de seguida exemplificar as operações com a versão 2012.


    Windows Essentials 2012 - Preparação da instalação
  • Quando clicar no link, baixe o aplicativo para instalação dos programas:  Windows Essentials 2012
  • Depois de baixado, clique  no executável ( wlsetup-web.exe ). Aparecerá uma imagem idêntica à da direit.:

Windows Essentials 2012 - selecção de programas
  • Quando terminar a preparação da instalação aparecerá uma janela de diálogo, similar à imagem à direita. SELECCIONE SOMENTE OS PROGRAMAS DESEJADOS.   









Se pretende obter versões anteriores (incluindo o Windows Essencials 2011), aceda ao site da Microsoft (não se esqueça de conferir a versão do seu Windows) em : Obter o Movie Maker

Por agora é tudo
Divirta-se
Jota V Multimdia


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...