23 setembro, 2012

Relação de aspecto (das suas fotos)

Já aqui falamos diversas vezes dos formatos de imagens (ou vídeos) de modo a identificar as dimensões e reconhecer a "Relação de aspecto" de determinadas fotos. Esta relação permito-nos identificar se as mesmas estão com a relação de aspecto 3x2, 4x3 ou 16x9 (para falarmos das mais comuns).
Por outro lado se quisermos fazer o corte controlada de uma ou de um conjunto de fotos para determinado fim, por exemplo prepararmos fotos para elaborar um filme em 16x9 (de modo a que desapareçam as barras pretas laterais na visualização em diversos dispositivos modernos) há que fazer  alguma análise prévia antes de procedermos ao corte selectivo do conjunto de fotos.
Nesse sentido o JotaV criou um folha de Excel extremamente simples para o auxiliar nessa tarefa.
Basta escrever as dimensões da sua foto (largura e altura), nas células com fundo a amarelo, e ficará a saber qual é a relação do aspecto da mesma. Também ficará a saber, para uma relação de aspecto de 16x9, qual a altura que a sua foto precisa ter, mantendo a largura original.  
Recomenda-se que baixe uma versão do ficheiro de modo a que este sirva para outros utilizadores possam usufruir das suas funcionalidades. Não escreva nada online pois ira alterar o ficheiro.
O ficheiro está disponível no link abaixo. Quando clicar no link irá aceder ao GoggleDocs. Selecione "Ficheiro/Transferir como/Microsfot Excel" para qualquer area do seu computador para obter a sua cópia.

Link para: Relação de aspecto OK

Para uma exemplificação visual do que falamos, verifique a imagem seguinte onde poderá ver a aplicabilidade de diversas da resolução do aspecto versus uma relação de tela ou ecrã.
Relação de aspecto e visualização

Divirta-se
Jota V Multimdia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...