03 setembro, 2012

Redimensione os seu videos para 16x9 com o VirtualDub

As famosas "barras pretas" podem, também, ser "eliminadas" dos seus vídeos. È claro que não falamos dos vídeos já feitos em FullHD ou similar com as dimensões 16x9 (de máquinas muito recentes ou pro), mas sim daqueles cujos formatos sejam diferentes deste (exemplo de 4x3) que são comum em muitas máquinas. Mesmo que adquira uma máquina nova o que fazer ao seu acervo de vídeos em formatos que não sejam 16x9?
A resposta é o VirtualDub.
Conforme já exemplificamos para as fotografias, nomeadamente na mensagem Ajustar fotos ou imagens para vídeos Full HD com o Pixlr o nosso objectivo final é que as ditas "barras pretas" desaparecem das nossas obras.
Veja de seguida este pequeno vídeo exemplificativo do nosso objectivo.

Vamos então falar um pouco do VirtulDub.
Segundo o seu autor VirtualDub é um utilitário de captura de vídeo / processamento para plataformas de 32-bit e 64-bit do Windows (98/ME/NT4/2000/XP/Vista/7), licenciado sob a GNU General Public License (GPL) . Ele não tem o poder de edição de um editor de uso geral, tais como Adobe Premiere, mas é simplificado para operações lineares rápidas sobre o vídeo. Ele tem capacidades de processamento em lote para processar um grande número de arquivos e pode ser estendido com filtros de vídeo de terceirosVirtualDub é principalmente voltada para o processamento de arquivos AVI, embora possa ler (não escrever) MPEG-1 e também tratar conjuntos de imagens BMP. 
Colocada esta questão vamos concentrar-nos no nosso objectivo de hoje.
De realçar que esta mensagem não pretende explicar o VirtualDub mas concentrámo-nos somente numa das suas função. Redimensionar vídeos.

Assim há que baixar e instalar o programa. Para baixar o programa, em ficheiro ,zip aceda à seguinte página: Baixar VirtualDub

Aceda à pasta compactada (.zip) do ficheiro e descompacte-a para uma pasta com o nome VirtualDub que pode ser guardada, por exemplo, nos seus documentos. Uma vez descompactado aceda ao executável e crie um atalho na sua área de trabalho com a ajuda do lado direito do rato. (Ver figura seguinte)
Criar atalho de um executável
 Para abrir o programa faça duplo clique no atalho e dê permissão ao computador para o executar (ver figura seguinte). Isto acontece porque é um programa executável e que não instala nada no seu computador.
Para iniciar o VirtualDub
Nesta altura abrir-se-á a interface do programa
A interface do VirtualDub
Aceda aos comandos "File"/ "Open video file" para carregar o seu video. A àrea de trabalho da interface apresentar-se dividida em duas conforme a seguinte figura demonstra.
Ao carregar 1 video a interface do VirtualDub fica assim
À esquerda verá o seu video original e à direita será a área do video transformado.
Agora vamos redimensionar o nosso video.
Seleccione os comandos "Video" / "Filters" e aparecerá a seguinte caixa
VirtualDub adicionar filtros em vídeos 1
Clique no botão "Add" e aparecerá a seguinte caixa
VirtualDub adicionar filtros em vídeos 2 (selecção)
Procure e seleccione o filtro "resize" e de seguida clique em "OK"
Abrir-se-á outra caixa com as definições do video similar á imagem seguinte
VirtualDub adicionar filtros em vídeos 3 (definição)
Verifique que o meu video AVI têm um tamanho 640x480 e um aspecto 4x3.
Tome muita atenção aos seguintes passos:
Seleccione a caixa (em "Aspect ratio") com o nome "Compute heigth from ratio:" e escreva 16 na primeira caxa e 9 na segunda. 
De seguida, "Filter mode" seleccione "Precise bicubic (A=1,00)". Se não fizer esta segunda operação o seu video irá aparecer com barras pretas na horizontal.
VirtualDub adicionar filtros em vídeos 4 (definição 16x9)
Clique em OK e verá outra caixa com as definições do filtro a aplicar
VirtualDub adicionar filtros em vídeos 5 (aplicação)
Clique em OK (com a caixa do filtro seleccionada)
A interface do programa apresentará o seguinte aspecto
VirtualDub - Interface com video 16x9 (à direita)
Se quiser ver a visualização do video "transformado" use os comandos "File"/ "Preview output from start..."
Agora, use comandos "File"/ "Save as AVI" para salvar o seu video em 16x9. Não se esqueça de alterar o nome do ficheiro final ( por exemplo acrescente [16x9] no final do nome).
Em qualquer altura pode utilizar um editor de vídeos que aceite formato HD ou FullHD e inserir os mesmos podendo depois alterá-lo para outro formato.
O exemplo inserido no inico da mensagem foi criado com o FileLab - Video Editor e salvo em HD no formato FLV (pode usar outros formatos tais como MPEG).

A mensagem é longa mas acredite que o processo é rápido. E não se esqueça que o mais importante é que você se
Divirta
Jota V Multimédia
Actualização: Versão portátil disponível  no seguinte link= VirtualDub Portable no Baixaqi 

2 comentários:

  1. Muito bom! Esta ferramenta veio solucionar o formato de vídeos para ecrã 16x9. Pena é que não seja possível "manipular" a área do som,ou talvez permita - não sei!!!

    ResponderEliminar
  2. Caro Fernando. Obrigado pelo seu comentário. O VirtualDub é programa virado para a pós-edição de video e como tal permite alguma manipulação de som (retirar ou substituir por exemplo). No entanto, e como foi dito na mensagem e muito bem ressalvado no seu comentário, esta mensagem destina-se ao REDIMENSIONAMENTO de vídeos e nada mais....
    Existem outros programas mais fáceis para manipulação de som. Depende do que se pretenda fazer.
    G Abraço
    JV

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...