15 setembro, 2012

Criar slideshows com efeito Ken Burns

A aplicação do Efeito Ken Burns em fotos em filmes permite obter resultados muito interessantes sempre que se pretenda destacar um particular elemento. Imagine que têm um conjunto de fotos duma festa de família ou amigos e que pretende criar um conjunto de slides, depois passado a filme, em que no seu decorrer vai destacando a face de cada um deles  ou em alternativa aquelas fotos que tirou nas férias passadas na praia e pretende destacar elementos centrais das mesmas por exemplo um coqueiro ou uma ave ou uma flor. O efeito Ken Burns é muito interessante para este fim. Este tipo de efeito, composto de zoom e panorâmica (aproximar ou afastar) pode-se aplicar em fotos ou filmes através de editores profissionais onde conseguimos controlar a área a destacar e o tipo de movimento, bem como a sua duração.

Como a finalidade deste blog é divulgar programas grátis (free), existe alguma dificuldade em encontrar editores de video que contemplem este tipo de efeito. Neste particular o Windows Movie Maker 2012 contempla este efeito mas não se pode controlar a área a destacar. Ele é efectuado de um modo automático.
No que concerne às fotos encontramos dois programas que permitem, de um modo controlado, definir as áreas de inicio e fim, tipo e tempos de transição.
Ambos têm algumas limitações mas se forem bem geridas o nosso objectivo será, certamente atingido.
Um deles é o Digital Clip FactoryEste programa, em Inglês cria slideshows salvos no formato wmv (Windows media video) apenas com um clique e têm as seguintes condicionantes:


A Favor: Facilidade de utilização, interface simples. Permite a inserção de slide preto (como separadores). Permite inserir musica. Têm visualizador. Permite controlar, facilmente, as áreas de zoom e tempos. Salva em diversos formato de video (necessita de predefinição). Disponível para plataforma Windows. 
Contra: Não permite inserir textos. 
Não testado: Inserção de musica
Página para baixar: Digital Clip Factory Download
Dicas do JotaV em imagens:
Interface e funcionalidades
Digital Clip Factory - Interface e dicas em Português







Predefinições
Para outras definições que não o wmv (por defeito) vá ao botão com as ferramentas (superior direita da interface) e escolha as suas preferências 
 Opções de definições do Digital Clip Factory

O segundo programa é o PhotoFilm Strip que cria filmes das suas imagens em apenas três passos. Primeiro, selecione suas fotos, personalizar o caminho do movimento e renderizar o vídeo. Há possibilidades de saída para vários formatos (VCD, SVCD, DVD até FULL-HD).

PhotoFilm Strip - logoA Favor: Facilidade de utilização, interface simples. Permite inserir musica. Permite controlar, facilmente, as áreas de zoom e tempos. Salva em diversos formato de video. Disponível para diversas plataformas. Em Português (*)
Contra: Não permite inserir textos. Não têm visualizador. Não permite a inserção de slides pretos (como separadores). A tradução para (*) Português é muito pobre e com erros.
Não testado: Inserção de musica
Página para baixar: PhotoFilm Strip Download

Dicas do JotaV em imagens:

Nota prévia: Antes de iniciar o programa aconselho que crie uma pasta, na sua biblioteca de vídeos, para armazenar os projectos, chamada, por exemplo, My PhotoFilmStrips.

Início - Definição do projecto
Ao iniciar o programa terá de iniciar um projecto e de definir as suas opções


Definição do projecto do PhotoFilm Strip
Ao clicar em OK nas definições do projecto, abri-se-á a

Interface
Clique no botão com o sinal + para adicionar imagens
Interface do PhotoFilm Strip
O ambiente de trabalho da interface será divido em duas partes. A da esquerda corresponde ao início do movimento e a segunda ao seu final.
Os quadrados (com fundo fundo claro) são reajustáveis e reposicionáveis.
Entre outras opções, e se quiser controlar os movimentos, pode escolher entre definir os mesmos a partir do início para o fim
Efeito Ken Burns do início para o fim no PhotoFilm Strip
Ou do fim para o início.
Efeito Ken Burns do fim para o início no PhotoFilm Strip
Ambos os movimentos estão exemplificados no 1º video inserido no início desta mensagem.
Depois, e através dos comandos "Ferramenta / Fazer filmstrip" salve o seu trabalho.

Recomendação do JotaV: Utilize estes programas somente para as funções base (efeito de Ken Burns). Depois vá para o seu editor de video preferido e insira música e textos.


Divirta-se
Jota V Multimédia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...