08 julho, 2012

FotoSizer - exemplo prático de 4:3 para 16:9

De 4x3 para 16x9Um dos desafios que se nos colocam hoje quando pretendemos utilizar as nossas fotos digitais nos editores de video ou slideshows com o formato panorâmico é o de evitar que apareçam  as barras pretas laterais. Tal deve-se a que a grande maioria das nossas câmaras tira fotos em 4x3. No que respeita aos vídeos somente as câmaras  que filmem em FullHD evitam este "problema". Voltando às fotos é possível contornar esta situação através do redimensionamento de imagens. No entanto há que ter em consideração dois aspectos fundamentais. O 1º é que deve utilizar fotos tipo paisagem (landscape) ou seja aquelas fotos cuja maior dimensão está no sentido da largura. Depois há que considerar que irá acontecer um "achatamento" da foto, pelo que nem todos os elementos fotografados poderão resultar.
No entanto, e como iremos demonstrar mais adiante, existem alguns casos em que o resultado final é muito bom, sem perda de qualidade e nalguns casos com ganhos em termos de "leveza" dos ficheiros o que nos irá facilitar o trabalho de edição.
Veja os exemplos seguintes onde transformamos uma foto JPG 4x3 em dois exemplos 16x9, um em formato PNG e outro em JPG (mantivemos o formato original). Atente nas diferenças. Para atestar a qualidade, clique em cima dum das fotos e numa nova janela irá visualiza-la no tamanho original.

Original Vinha.jpg 4x3
Ficheiro original
Formato fotografia: JPG
Dimensões: 3648x2736 (4x3)
Tamanho: 2,36 MB


Transformada Vinha.png 16x9
Ficheiro transformado para:
Tamanho ecrã 1920x1080

Formato fotografia: PNG
Dimensões finais : 1920x1080  (16x9)
Tamanho: 2,45 MB




Transformada Vinha.jpg 16x9Ficheiro transformado para:
Tamanho ecrã 1920x1080  (16x9)

Formato fotografia: JPG
Dimensões finais : 1920x1080  (16x9)
Tamanho: 210 KB





O resultado final é muito bom, sem perda de qualidade e no caso da transformação só nas dimensões (mantendo o formato JPG), que é o caso da ultima foto, ainda obtivemos uma redução do tamanho do ficheiro para uns incríveis 210 KB (mais de 90%) e com uma boa qualidade.
Utilizei neste exercício o Fotosizer (que está detalhado em: Fotosizer para redimensionar (e/ou converter) as suas fotos )
Os parâmetros utilizados foram:

    Info novas dimensões
  1. Configuração do novo tamanho/Definir tamanho/Opção "[Tamanho de ecrã] - 1920x1080". Repare que a informação do(s) ficheiro(s) carregados são actualizados de acordo com a sua escolha. As novas dimensões são referenciadas no lado direito.  
  2. Configurações de destino / Pasta destino => C:\Users\meu nome\Pictures
  3. Formato de saída /Opção  "Manter original" e 
  4. Máscara do nome do arquivo/Opção "%F_%Wx%H" (por defeito)
  5. Para transformar clique em Iniciar e deixe- o concluir
E é tudo
Divirta-se
Jota V Multimédia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...