31 maio, 2012

A redescoberta do 3D com as suas fotos


As fotos e imagens em 3D começam a ser uma realidade. Falamos do tipo de imagens que não necessita de óculos especiais para serem visualizados e que possam ser usados por amadores. Já aqui falamos da 1ª máquina que foi lançada no mercado, da sua tecnologia e das dificuldades inerentes ao formato dos ficheiros produzidos e da sua visualização. São o caso das seguintes mensagens:

No exemplo concreto da máquina fotográfica referida é nela que se pode ver a imagem em 3D (através de 2 fotos com formato [.mpo]). Para visualizar noutro dispositivo (exemplo uma TV com funções 3D) terá de se recorrer a um leitor de cartões específico (neste caso o FinePix HD Player HDP-L1).
No entanto começam a aparecer no mercado alguns produtos que permitem obter resultados muito interessantes e que usam para além do citado formato [.mpo], o [.jps]) e o [.jpg]), sendo os dois primeiros formatos 3D e o ultimo o vulgar formato de qualquer foto.
Falo concretamente do serviço disponibilizado pela Start3D.
O Start 3D permite que você crie, compartilhe e imprima fotos em 3D. Na prática o serviço usa a foto esquerda adicionada à foto direita e cria um slideshow com profundidade e algum movimento criando a ilusão óptica de 3D.
Veja no final da mensagem um exemplo criado pelo JotaV.

Como funciona?
1. A Captura de imagens
1.1 Tirar fotografias em 3D
O princípio da fotografia 3D é relativamente fácil. Numa camara digital normal basta tirar duas fotografias lado a lado, deslocando a câmara por cerca 7 centímetros de distância entre uma foto e a outra.
3D macro
3D macro
É muito importante não mover a câmara em demasia entre os dois disparos. Para obter melhores resultados, siga a seguinte regra: mover a câmara cerca 2cm por metro de distância do tema a fotografar. 
3D Paisagem
3D Paisagem
Certifique-se que os temas estejam bem focados e bem iluminados. Você obtém assim dois arquivos [. JPG].

1.2 Cenas de acção
Para cenas de acção, você precisará usar uma câmara 3D, exemplo da Fuji 3D REAL W1, para capturar as duas imagens ao mesmo tempo.
Existe também um modo avançado que permite tirar 1º a foto esquerda, deslocarmos a câmara, e depois tirar a direita.
2. Carregamento (Upload)
2.1 Criando Álbuns
Depois de se registrar no Start 3D, vá até a página álbuns (clique em 'Os meus álbuns), e clique no botão que diz "Criar Álbum". Preencha o título para o álbum e escolher se será público (visível por qualquer pessoa) ou privada (visível apenas por si mesmo e as pessoas que você compartilhe com) e clique no botão "Criar álbum" para continuar. Link directo para Criar Álbum
2.2 Carregamento (Upload) de fotos.
O carregamento inicia-se com a selecção dos tipos de formatos. No exemplo de JPG a foto tirada do ponto de vista do seu olho esquerdo na coluna da esquerda, e o JPG tirada do ponto de vista do seu olho direito na coluna da direita. Clique no botão "Enviar" e aguarde o carregamento (upload) até este estar concluído. Os utilizados de formatos 3D devem alterar a configuração (selecção) para upload de arquivos MPO. Lembre-se que cada arquivo contém duas fotos MPO.
3. Partilha (Share)
3.1 Fazendo uma Piku-Piku
E agora começa a diversão, a começar pelo nome. As suas fotografias irão ser transformadas em "Piku -Piku", uma maneira nova e excitante experiência de fotografias 3D sem óculos. Uma miniatura irá aparecer na sua página dos álbuns quando ele for concluído.
Esta miniatura (aparece com um clip no lado superior esquerdo) que ao clicar nela irá abrir as fotos que compõem o álbum. Ao clicar numa foto irá abrir o visualizador. Por defeito este abre no modo Piku-Piku. No entanto existem outros modos disponíveis tais como: “Vermelho/Azul”, “Amarelo/Azul”, Paralela e “Cruzamento – olhos”. Todos eles disponíveis na parte superior do visualizador. Na parte superior também estão disponíveis os comandos de partilha.
3.2 Partilha por E-mail
Basta enviar um e-mail do URL do seu álbum aos seus amigos e familiares para estes acederem. Os URLs dos álbuns privados incluem uma chave para abrir o mesmo.
Veja outro exemplo com um link por e-mail: http://www.start3d.com/pt/6455830714/0001/7694213389223099
3.3 Incorporar no seu blog
Na parte inferior do visualizador está disponível o comando “embed” que lhe permite copiar o código para inserção no seu blog ou website.
3.4 Imprimir
O site disponibiliza a compra de gravuras lenticulares 3D.


Divirta-se
Jota V Multimédia
Exemplo inserção em blog: Cão Chinês

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...