11 novembro, 2011

Coloração selectiva de fotos com o Photo Black & Color


Clique para visualizar
Já aqui fizemos referência à "coloração" de fotos na mensagem
"Leaf & Gif - "Coloração" e animação de foto ".
Hoje iremos exemplificar como proceder de um modo idêntico mas em vez de seleccionarmos uma área a colorir (utilizando o "Leaf") vamos seleccionar cores e ou gradientes de cor de uma determinada foto.
Iremos para tal estabelecer um objectivo similar ao da citada mensagem.

Objectivo principal: Com base numa foto, criar diversos elementos coloridos com cores seleccionadas de um modo selectivo, que serão utilizados posteriormente para criar uma animação GIF, cuja transição de imagens vá ganhando cor até à foto colorida.

O que precisa?

Em 1º Lugar necessita de uma foto que contenha diversos elementos coloridos. Para o efeito usamos uma foto da autoria de Hedmilson Ornelas sobre uma mesa de frutas.
Em 2º lugar vai necessitar de um programa que lhe permita escolher as cores de um modo selectivo. Neste caso utilizamos o Photo Black & Color do qual já publicamos uma mensagem da qual aconselhamos a leitura prévia. Falamos de "Photo Black & Color- Dês-saturação parcial de fotos, grátis"

Para aceder ao download (link automático) clique em: Baixar Photo Black & Color

Com base no exposto a 1ª fase do nosso objectivo será uma sequência similar à da imagem seguinte







Um vez baixado e instalado o programa o processo definido no nosso objectivo principal é muito simples.
1) Abra o PhotoBC
2) Carregue a foto através de "File/Open" ou clicando no ícone "pasta de documentos" (o 1º do lado esquerdo)
3) Antes de avançar atente nas seguintes áreas exemplificadas na figura. 
Clique para visualizar
A = Imagem Foto Original; B = Cores ou gradientes seleccionados e C= Área de trabalho.

A área "A" irá manter-se até ao final do seu trabalho. É muito útil pois permite dar uma ajuda quando já nas cores a sellecionar bem como a sua posição relativa na nossa foto.
A área "B" é onde irá aparecer a sua palete de cores seleccionadas (máximo de 50 cores ou gradientes). Repare que logo por debaixo existe um botão (delete) que lhe permite apagar cores que tenham sido seleccionadas na palete.
A área "C" é sua área de trabalho por excelência. Mas como funciona? Muito simples.
4) Ao passar com o seu rato sobre a área de trabalho (foto a trabalhar), verifique que o ponteiro do seu rato se transformou numa "pipeta". Ao clicarmos sobre uma determinada cor ou gradiente, esta irá aparecer na área "B". Seleccione as que deseja. Eu neste exemplo procurei seleccionar tons de vermelho e seus gradientes.
5) Depois é necessário é necessário "executar" o processo. Como? Basta seleccionar "Action/Execute" ou clicar no ícone "Pedaço de filme" (o 5º a contar da esquerda)

6) Agora há que salvar a imagem. Para tal basta seleccionar "File/Save as" ou clicar no 2º ícone a contar da esquerda (Disquete) e dar um nome à sua imagem. Exemplo "Frutas 1".
7) Volte ao PhotoBC e tome atenção neste pormenor muito importante. Repare na imagem anterior e verifique que na área "B" as cores vermelhas estão lá. Faça "Undo last action" clicando no 6º ícone a contar da esquerda (seta vermelha à esquerda) ou através do comando "Edit/Undo last action". Repare que a selecção de cores não se alterou. Ou seja a sua primeira selecção de cores estão lá.
8) Adicione novas cores à palete procedendo como indicado nos pontos 4), 5), 6) e 7). Mude o nome quando salvar. Exemplo "Frutas 2".

9) Para mais imagens com mais cores, proceda como indicado nos pontos 4), 5), 6), 7) e 8).
Tome nota que o máximo de cores ou gradientes que pode seleccionar são de 50 (área B da figura seguinte)

Bom e agora já temos práticamente tudo para podermos fazer um GIF animado, mas tal será explicado na nossa próxima mensagem onde utilizaremos um programa diferente no que foi usado na mensagem "Leaf & Gif - "Coloração" e animação de foto".

Até lá não se esqueça que o importante é que você se
Divirta
Jota V Multimédia

PS: Se desejar consultar online as dicas do JotaV sobre o programa, clique em Photo Black & Color - Dicas do JotaV

Pode ser do seu interesse:
Leaf & Gif - "Coloração" e animação de foto
Movie to Animated GIF Converter
Make a gif / Faça um gif - Beneton Movie Gif

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...