08 janeiro, 2011

Myna – Free Online Audio Editor

Myna
ACTUALIZAÇÃO: O Serviço Aviary deixou de ser disponibilizado nos moldes descritos nesta mensagem. Por inerência os links associados não funcionam. Em alternativa consulte as páginas de topo, neste blogue em "Editores-Ajuda" ou no JotaV Editores em"Ajuda" para identificação de outros editores de áudio.
Em anterior publicação já fixemos referencia ao  Aviary- Suite de edição de fotografia e som online um fabuloso site online sobre diversos programas. Hoje concretamente vamos um pouco sobre o Myna que é, como não poderia deixar de ser, um extraordinário editor de áudio.  Em primeiro lugar gostaria de o informar que não tenho quase nenhuns conhecimentos sobre esta área, no entanto não tive qualquer dificuldade em trabalhar no Myna. Simples com uma interface de nível superior e com tremendos recursos .
A necessidade de recorrer a um programa deste tipo é que gostaria de ir ao encontro de algumas solicitações no sentido de se poder fazer um “mixer” de uma narração com uma música de fundo a qual não é possível nalguns editores de vídeo como é o caso do Windows Movie Maker. Neste ao fazer-se a narração esta substitui a musica existente levando os utilizadores a alguma criatividade de “corte e colagem” sem que o objectivo final seja o de a mistura da narração com uma musica de fundo.
Existem muitos “mixers” de audio disponiveis na web sendo no entanto a sua utilização mais complicada para os utilizadores com pouca experiência e após alguma pesquisa seleccionamos para si o Myna.
Antes de ir para o editor faça a narração do seu vídeo e grave o respectivo ficheiro. Se necessitar converta-o para um ficheiro popular como exemplo MP3.
A seguir seleccione uma música que seja adequada ao fim em vista tendo em consideração o tema do seu filme.
De seguida vá para o Myna cuja ligação está disponível em “Programas ONLINE Recomendados” na barra lateral deste blogue. Se é a primeira vez  que acede ao Aviry faça o seu registo, é simples e muito útil na hora de recolher o seu trabalho.
Veja agora o exemplo que eu criei para ilustrar esta mensagem. Utilizei diversos sons. Um som de um pássaro (que substitui a narração visto o autor não ter voz de narrador) e vários sons de chuva. Pretendo assim simular a cantoria dos pássaros durante e após uma tempestade.
1. Ao aceder ao site, seleccione “Start a new Myna creation”Myna - 12. Através de file / import, importe os seus ficheiros de áudio.Myna - 2
  Atente na figura (basta clicar nela para abrir um nova página e visualiza-la num dimensão maior), ao  importar cada um dos ficheiros proceda de acordo com as indicações dadas nas caixas de dialogo. Estes serão colocados na barra lateral da janela bastando seleccionar um deles e arrasta-lo para o corpo central e para a posição desejada. No nosso exemplo colocámos dois ficheiros diferentes lado a lado na segunda linha. Basta pegar e arrastar dentro do corpo central para se obter as alterações desejadas. Nota: Repare que, e se o desejar, também pode gravar a sua narração, directamente bastando para tal ter o seu micro ligado e clicar em “Record” no canto inferior direito e dar a respectiva autorização.
3. Salve (File/ Save as) o seu trabalho seguindo as instruções. Nota: Durante este processo aparece a oportunidade de fazer o login se por acaso não o fez quando iniciou todo este processo. Se ainda não o fez, faça-o agora.
4. Ao concluir é-lhe solicitado que faça o “Mixdown”. Clique no respectivo botão.Myna - 3
5. Deixe o programa concluirMyna - 46. Uma vez concluído abrir-se-a uma janela superior com diversas opções, Atente na imagem seguinte Myna - 57. Ao clicar na ligação para download  aparecerá uma caixa de dialogo para confirmar o mesmo. Clique em “Download” e salve o seu ficheiro no seu pc.Myna - 68. Se optou por o publicar no Aviary terá direito a um ovo (egg) que em qualquer altura pode aceder.Myna - 7 
Veja aqui o meu som de “rain and bird” (chuva e pássaro) criado a partir de 5 áudios.
Pronto, agora já pode aplicar este novo áudio nos seus filmes ou onde o desejar.
Se gostou, então aconselho que veja este vídeo (Myna Demo) onde poderá apreciar muitas mais funcionalidades não descritas nesta mensagem)

E não se esqueça
DIVIRTA-SE
JotaV

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...